Búfalos maus-tratos
PECUÁRIA

Maus-tratos a búfalos causam comoção na web

Búfalos maus-tratos
Vandre Dubiela
Vandre Dubiela

#souagro | Difícil digerir cenas como as testemunhadas em uma fazenda localizada em Brotas, interior de São Paulo. Em pleno século 21, animais ainda são alvo de maus-tratos. Desta vez, o fato envolveu 335 vacas e 332 bezerros, todos do gênero bubalus (búfalo-asiático) e em situação de abandono. O caso causou comoção na web.

A denúncia chegou à Polícia Ambiental no dia 6 de novembro. Logo que recebeu a informação, as autoridades de segurança se deslocaram até a fazenda Água Sumida e chegando lá, constataram o pior. Búfalos já mortos – totalizando 22 e muitos em situação de desnutrição. O proprietário da fazenda foi autuado e multado em R$ 2,1 milhões. A prisão ao proprietário foi decretada pela Justiça em 11 de novembro. Entretanto, o dono da propriedade teve concedida uma tutela provisória à ONG ARA para que os animais vivos recebessem os devidos tratamentos, como forma de evitar novas baixas. Ele pagou fiança de R$ 10 mil e foi colocado em liberdade.

 

Neste domingo, a Polícia Civil de Brotas prendeu em flagrante dois funcionários da fazenda. A audiência de custódia estava prevista para esta segunda-feira. Conforme o delegado Douglas Amaral Brandão, os funcionários não estavam dando água e nem comida aos animais. Além disso, impediram o acesso dos representantes das ONGs para realizar os cuidados necessários aos búfalos.

 

No sábado, protetores dos animais protestaram na praça Amador Simões, em Brotas, indignados com a decisão judicial que devolveu a tutela dos animais ao proprietário. Cartazes em punho carregavam dizeres como “SOS búfalas de Brotas” e “Senhora juíza queremos Justiça”.

 

A decisão da retirada da tutela da ONG Amor e Respeito Animal foi assinada pela juíza Marcela Machado Martininano, concedida anteriormente pelo juiz Rodrigo Carlos Alves de Melo. A decisão devolveu ao proprietário a tutela e a responsabilidade sobre mil búfalos. Outra decisão judicial que provocou revolta dos protetores dos animais envolveu a retirada do hospital de campanha erguido para tratar dos animais em situação de desnutrição ou machucados.

 

Nas redes sociais, artistas se manifestaram contra a barbárie cometido contra os animais. As manifestações partiram de Xuxa Meneghel, Luana Piovani e Luísa Mell.

(Vandré Dubiela/Sou Agro, com agências)

 

(Vandre Dubiela/Sou Agro)