PECUÁRIA
Japão confirma surto de gripe aviária e suspende exportações
#souagro: O Japão confirmou o primeiro surto de gripe aviária na temporada de inverno 2021. Segundo o Ministério da Agricultura, o caso classificado como “gripe aviária altamente patogênica” foi detectado em uma granja na cidade de Yokote, província de Akita no nordeste do país.
Segundo o comunicado oficial do ministérios, com essa confirmação cerca de 143 mil galinhas serão abatidas. Além disso, foi criada uma zona de restrição de 10 km da propriedade.
China relata novo surto de peste suína africana
No inverno passado, o Japão teve sua pior temporada de gripe de inverno em fazendas, com 9,87 milhões de frangos abatidos e mais de um terço das prefeituras do país afetadas.
O Japão tem um rebanho de postura de ovos de cerca de 181 milhões de galinhas e uma população de frangos de 140 milhões, de acordo com o Ministério da Agricultura.
Clique e siga o portal Sou Agro no Instagram
Nos últimos dias, também foram confirmados surtos de gripe aviária na Europa, o local mais recente foi a Polônia, totalizando 650.000 aves infectadas.
Em relação aos humanos, o caso mais preocupante é na China que registra um aumento de pessoas infectadas com a gripe aviária. Autoridades de saúde estão em alerta, já que o país relatou para a Organização Mundial de Saúde, 21 infecções humanas com o subtipo H5N6 da gripe aviária em 2021.
Clique e faça parte do grupo de WhatsApp do Sou Agro
(Débora Damasceno/ Sou Agro com agências