PECUÁRIA
Frango abatido: preço é o menor em seis meses
Sem dar sinais de que o mercado já se encontra no período preparatório das Festas, o frango abatido encerra novembro com a menor cotação dos últimos seis meses. Ou seja: se encontra, no momento, com valores registrados pela última vez nos primeiros dias de junho passado.
Desde aquela época e até meados de setembro, o frango abatido experimentou um período de altas praticamente contínuas e que redundaram em uma valorização superior a 25%. Mas nos últimos dois meses as baixas também foram contínuas. De mais de 3% de setembro para outubro; e de quase 10% neste mês.
Tal desempenho também faz com que a variação em relação ao mesmo período do ano passado alcance o menor índice de 2021. Assim, se entre julho e agosto os preços registrados foram cerca de 60% superiores aos de um ano atrás, agora essa diferença não passa de 17%.
De toda forma, o bom desempenho dos períodos anteriores faz com que o valor médio dos 11 primeiros meses do corrente exercício se encontre 43% acima da média registrada entre janeiro e novembro de 2020.
Tal ganho, à primeira vista, acompanha a evolução dos custos que, entre janeiro e outubro aumentaram (dados da Embrapa Suínos e Aves) 45% sobre idêntico período anterior. Porém, esse custo se restringe à área de produção, não envolvendo a área industrial onde, com certeza, o aumento de custos também foi significativo.
(FONTE: Avisite)