CastraPet já atendeu 7,4 mil animais no Paraná
O Programa Permanente de Esterilização de Cães e Gatos (CastraPet Paraná) inicia as atividades deste mês nesta sexta-feira (5) em Japira, no Norte Pioneiro. Até o fim do mês, mais de 2.700 pets são aguardados em 17 municípios para receberem o procedimento gratuitamente.
Clique e siga o portal Sou Agro no Instagram
No mês passado, 884 animais foram atendidos pelo programa em sete cidades. O CastraPet Paraná é um programa da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest), com apoio das prefeituras municipais. Somadas as duas fases programa, foram investidos R$ 4,9 milhões para atender 125 municípios. Até o momento, 7.474 animais foram atendidos pelos veterinários do CastraPet Paraná.
Clique e faça parte do grupo de WhatsApp do Sou Agro
“Este é um programa de saúde única, com a promoção da saúde animal, humana e do meio ambiente. Muitas doenças são provenientes da relação do homem com o animal e a esterilização é uma maneira de garantir a saúde e o bem-estar animal e humano”, destaca o secretário da pasta ambiental, Márcio Nunes.
Trigo valorizado e colheita na reta final
É importante que os tutores respeitem a orientação de jejum absoluto (comida e água) do animal antes da cirurgia, por pelo menos oito horas. Isso é fundamental para que a esterilização aconteça com segurança, assim como a recuperação da anestesia.
Sem contêineres, gergelim é embarcado direto em navio
Além disso, após o procedimento, o tutor recebe orientações sobre cuidados necessários pós-cirúrgicos e medicação. Os pets recebem, ainda, um microchip que contém dados para identificação no caso de fuga ou roubo do animal.
Como participar
Os cidadãos interessados devem entrar realizar uma inscrição junto à prefeitura. Devido ao número limitado de vagas, as condições de participação variam de acordo com o critério estabelecido pela administração municipal.
Fonte: AEN