AGRICULTURA
Canola no PR: 2021 tem produção 60% menor que o esperado
#souagro| A produção da canola no Paraná ainda é pequena se comparada com outras culturas, mesmo assim é um cultivo importante para o estado.
Atualmente o estado tem uma área plantada de 800 hectares, esse é o mesmo número de 2020. O maior polo de produção da canola no Paraná está localizado em Guarapuava, representando 66% do total de todo estado. Pato Branco é a segunda cidade que mais tem plantação no estado.
VEJA O VÍDEO:
PRODUÇÃO 2021
Para 2021 a previsão é que sejam produzidas 600 toneladas em todo estado, 60% a menos do que o levantamento inicial que era de 1.500 Toneladas. Para se ter uma ideia em 2020 o Paraná produziu 1.400 toneladas.
Soja: insegurança no setor de biodiesel afeta esmagamento
De acordo com Rogério Nogueira, engenheiro agrônomo do Deral, essa diminuição aconteceu por conta das questões climáticas: “A perda se deve ao fato da canola ter sofrido com as geadas de julho e julho que afetaram todo estado do Paraná, isso resultou na perde significativa de produção de canola em todo Paraná. ”
PERÍODOS DE CULTIVO
O plantio da canola começa em abril e termina em maio. A colheita inicia no mês de setembro e é finalizada em outubro. Segundo o Rogério, a canola paranaense é utilizada para consumo interno, especialmente utilizada para fabricação de óleo, tudo que foi produzido neste ano já está comercializado.
Demanda externa e dólar impulsionam exportações de mandioca
A CANOLA
A canola é mais usada para produção de óleo de cozinha, mas também pode ser utilizada como base para biodiesel. Além disso, o farelo que sobra da produção pode ser aproveitado na alimentação de animais com a produção de ração.
Clique e siga o portal Sou Agro no Instagram
Clique e faça parte do grupo de WhatsApp do Sou Agro
(Débora Damasceno/ Sou Agro)