Brasil e Alemanha cooperação técnica
COOPERATIVISMO

Brasil e Alemanha celebram 25 anos de cooperação técnica

Brasil e Alemanha cooperação técnica
Vandre Dubiela
Vandre Dubiela

 

A OCB e a Confederação Alemã de Cooperativas – DGRV celebraram os 25 anos da cooperação técnica entre as duas organizações. O evento reuniu dirigentes brasileiros e alemães em um seminário virtual. Iniciado em 1996, o projeto de cooperação propiciou o melhoramento e a profissionalização das cooperativas de crédito no Brasil. Atualmente, abrange também cooperativas agropecuárias, de infraestrutura e de trabalhadores, sendo essa a parceria internacional mais antiga do Sistema OCB.

Clique e siga o portal Sou Agro no Instagram

A superintendente do Sistema OCB, Tânia Zanella, abriu o evento falando sobre o impacto da aliança no cooperativismo brasileiro. “O Brasil tem hoje um cooperativismo de crédito muito diferente do cenário encontrado em 1996, quando o projeto iniciou. A parceria Brasil-Alemanha fomentou o desenvolvimento de instrumentos arrojados de auditoria e regulação das cooperativas de crédito, possibilitando seu crescimento vigoroso”.

O adeus a cantora sertaneja que tinha milhares de fãs no agro

Área de soja no Brasil deve superar 40 milhões de hectares

O diretor da DGRV, Eckhard Ott, ressaltou a importância da continuidade do projeto bilateral. Segundo disse, foram muitos desafios superados graças ao empenho das lideranças cooperativistas nos dois países. A cooperação técnica e a transferência de conhecimento só foram possíveis graças a um grande esforço coletivo dividido entre os dois países, relatou.

Clique e faça parte do grupo de WhatsApp do Sou Agro

Novos caminhos – Ao final, foram debatidos os novos caminhos da cooperação bilateral. OCB e DGRV trabalharão juntas para desenvolver competências e programas de sustentabilidade ambiental entre as cooperativas brasileiras. Também está prevista a expansão das ações junto a cooperativas urbanas no Brasil.

 

Fonte: Ocepar

 

(Vandre Dubiela/Sou Agro)