SOU AGRO MULHER
A Presença da Mulher no Agro será tema de evento em Foz
Especialistas em Agronegócio de todo o Brasil, Argentina e Paraguai já estão na contagem regressiva para o retorno dos grandes eventos à cidade de Foz do Iguaçu, PR, com a realização do primeiro evento que começa nesta quinta-feira (25) : Le Donne Dell’Agro – A presença da mulher no Agro – que será realizado durante dois dias para mais de mil participantes.
Entre os palestrantes de relevância nacional e internacional, está ninguém menos do que o produtor rural Alysson Paolinelli, ex-ministro da Agricultura, atual presidente executivo da Associação Brasileira dos Produtores de Milho (Abramilho), e indicado ao Prêmio Nobel da Paz no ano de 2021 pela sua trajetória de dedicação à agricultura tropical sustentável, à segurança alimentar e às tecnologias que ajudaram o Brasil a se tornar um grande exportador.
Mulheres que se destacam no Brasil dentro e fora do Agronegócio estarão presentes: Andrea Cordeiro – Especialista em agronegócios pela ESALQ/USP; Aurea Imai – Head hunter de executivos C-level; Maria Yovana Jede – especialista em Holding, de Sorriso, MT; Marcia Piatti – produtora rural de grãos e sócia-proprietária da Fazenda Quatro Filhas, em Céu Azul, PR; Talita Cristina Pereira – Coordenadora do Movimento Agroligadas no Paraná; Terezinha Busanello Freire – Coordenadora Estadual do programa de Turismo Rural do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná IAPAR – EMATER (IDR-Paraná); Lays Amaral – Mestre em Gestão Sustentabilidade e Tecnologias e diretora de comércio e serviços da Associação Comercial de Foz do Iguaçu (ACIFI); Márcia Carneiro – agricultora em Luis Eduardo Magalhães na Bahia; Marina Silva – deputada federal pelo Piauí; Roberta Paffaro – Diretora da Bolsa, Jornalista, Economista e especialista em Agronegócio, Gestão de Risco em Commodities Agrícolas; e Rosa Jeronymo – primeira dama de Foz do Iguaçu, PR.
São personalidades que representam e inspiram outras mulheres que estão ocupando seu espaço também no Agronegócio, tradicionalmente dominado por homens, deixando assim o papel de coadjuvantes para se tornarem protagonistas de grandes histórias de sucesso e conquistando a posição de quem também toma as decisões. Elas já somam mais de 31% da liderança de propriedades rurais brasileiras, segundo a Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG).
A fundadora do Grupo Mujeres Coop do Paraguai, Elaine Caús, que também é relações públicas, gestora de negócios e sócia da cooperativa Apane, aproveitou a oportunidade e divulgou para toda a sua rede de contatos da Tríplice Fronteira e trará consigo dezenas de participantes: “Por ser tratar da região do Mercosul e ser a tríplice Fronteiras, um evento do Agronegócio para mulheres é fantástico! Assim as mulheres do agro da fronteira, poderão participar !” Comemora.
Sem fins lucrativos
O evento Le Donne Dell”Agro não tem fins lucrativos. O valor das inscrições será revertido para o custeio das despesas e o excedente será doado às instituições locais. Uma delas, inclusive, já recebeu no mês de outubro a doação de telhas para o Barracão do Projeto Sopão Anjos da Madrugada que está instalado na invasão do Bairro Portal da Foz. O evento A presença da Mulher no Agro tem o apoio do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – IAPAR – EMATER (IDR Paraná).
Participação do portal Sou Agro:
O Sou Agro estará presente no evento com as duas mulheres da equipe: Sirlei Benetti e Débora Damasceno. Serão dois dias de muito aprendizado e oportunidades de se aperfeiçoar ainda mais sobre a ascensão das mulheres no agronegócio brasileiro. Ao longo do evento vamos trazer reportagens sobre as palestras e assuntos relacionados ao tema mulheres no agro.
Protocolos Sanitários:
Todos os protocolos sanitários para cuidado e prevenção da Covid-19 serão rigorosamente seguidos, como o distanciamento social e disponibilidade de álcool em gel em pontos estratégicos. Também será obrigatório o uso de máscaras.