Chuvas verão
Boletim Climático

TEMPO: uma quinzena de outubro histórica

Chuvas verão
Vandre Dubiela
Vandre Dubiela

 

#souagro | Um outubro pra lá de molhado. Assim pode ser definido pelo menos os primeiros 15 dias de outubro. Depois de um longo e castigante período de estiagem, a chuva voltou a umidificar o solo e limpa o ar atmosférico. Utilizando como referência dados atuais e históricos captados pela Estação Meteorológica do Centro Universitário FAG, o agrometeorologista Reginaldo Ferreira comenta que nestes primeiros dias do mês, choveu o equivalente a 300mm, com grandes possibilidades de registro de mais precipitações até o fim deste mês. “O mês mais chuvoso do ano continua sendo janeiro, que registrou 450mm”, comenta. De abril a setembro, tivemos um período praticamente seco, com apenas 170mm de chuva.

Primeira quinzena de Outubro com volume de chuva histórico

No mês de fevereiro foram 80mm, em março 100mm, em abril 5mm. “Depois a chuva acabou e surgiu com intensidade em 1º de outubro”. Essa quantidade de água registrada do início desde mês até agora foi muito boa para o produtor, mas melhor ainda para a recomposição do nível dos rios, lagos, reservatórios e também para as pastagens de um modo geral. “É claro que ocorreram alguns transtornos, como consequência deste momento de transição, mas o presente foi maior que os estragos”. Isso costume ocorrer em momentos de temperaturas elevadas se encontrando com frentes frias.

Mais de 600 postes caíram com o temporal

VÍDEO: Sem energia elétrica, leite vai literalmente para o ralo

Eventos climáticos entre os maiores da história em ocorrências

Em 2020, de janeiro até 30 de novembro, foram 900mm. “Um ano seco, com uma frequência de chuva muito baixa”. De 1º de dezembro até 31 do mesmo mês, foram 300mm. Ou seja, a chuva total do ano passado foi de 1.200mm, abaixo da média histórica regional de 1.800mm. “Por esse motivo, ocorreram perdas significativas na agricultura em 2020”, salienta o agrometeorologista. “Nos meses de dezembro de 2020 e janeiro de 2021, foram 750mm, quase a totalidade do que choveu no ano todo de 2020”. De janeiro deste ano até agora, foram 1.308 milímetros, conforme aponta a Estação Meteorológica da FAG.

(Vandré Dubiela/Sou Agro)

(Vandre Dubiela/Sou Agro)