Projeto Vida de Cão
PET

Projeto Vida de Cão foca o bem-estar animal

Projeto Vida de Cão
Vandre Dubiela
Vandre Dubiela

 

A importância do bem-estar animal é tema de um projeto de extensão em desenvolvimento pela Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Realeza. Em uma parceria dos cursos de Letras Português e Espanhol e Medicina Veterinária, o projeto Vida do Cão pretende lançar vídeos explicativos sobre proteção animal, apresentando ao público o compromisso de desenvolver atitudes que promovam o bem-estar físico e mental, atendendo às necessidades básicas dos animais.

Clique e faça parte do grupo de WhatsApp do Sou Agro

O primeiro vídeo tem seu lançamento nesta sexta-feira, no Canal Vida do Cão, no YouTube. O projeto também conta com perfil no Instagram e página no Facebook, em que são disseminados os demais conteúdos explicativos e orientações quanto ao bem-estar animal. A Associação Melhores Amigos dos Animais de Realeza é entidade parceira na divulgação do conteúdo.

A inspiração para o projeto é um cão chamado Bob, resgatado de um atropelamento em 2016. Em razão do acidente, o animal ficou paraplégico e está sob os cuidados da professora Marilene Aparecida Lemos, coordenadora do projeto. “A experiência como tutora do Bob, durante esses cinco anos, incentivou-me a pensar em um projeto que pudesse oferecer um material informativo a respeito do bem-estar animal. Um dos primeiros vídeos que lançaremos busca apresentar os cuidados com cães paraplégicos, como o Bob. Convidamos o médico veterinário Jeancarlo Gross para abordar esse tema. Nosso objetivo é realizar entrevistas sobre bem-estar animal com médicos veterinários da região de fronteira e da UFFS”, explicou.

Os vídeos serão lançados mensalmente, sendo os temas definidos pelo curso de Medicina Veterinária, com a colaboração da professora Denise Maria Sousa de Mello. Outro objetivo do projeto é refletir sobre o ensino-aprendizagem da língua portuguesa e espanhola. Participam do projeto também as acadêmicas Raquel Merger Artuzo, Daiana Turchetto Muller e Larissa de Sousa Balbino.

 

Fonte: UFFS

 

(Vandre Dubiela/Sou Agro)