Ipiranga, 13-06-08 - Vazio Sanitário - O programa Vazio Sanitário visa eliminar o plantio de soja entre 15 de julho a 15 de setembro para a eliminação da Ferrugem Asiática.Ipiranga, 13/06/2008. Foto Arnaldo Alves/Arq.ANPr
ESPECIAIS

Pós temporal: Cautela na hora de decidir replantar a soja

Ipiranga, 13-06-08 - Vazio Sanitário - O programa Vazio Sanitário visa eliminar o plantio de soja entre 15 de julho a 15 de setembro para a eliminação da Ferrugem Asiática.Ipiranga, 13/06/2008. Foto Arnaldo Alves/Arq.ANPr
Amanda Guedes
Amanda Guedes

SOUAGRO | O temporal de sábado (22) trouxe queda de granizo e estragos na área rural da região Oeste do Paraná.  O resultado? Lavouras destruídas, animais feridos e casas danificadas.

Em Assis Chateaubriand, ventos de até 86 km/h derrubaram um aviário inteiro que estava alojado com 17.300 aves com 49 dias de idade.

O granizo foi registrado em praticamente todos os municípios da região durante o temporal. As fotos mostram o tamanho das pedras de gelo, que com o impacto, perfuraram a casca de melancias, na região de Umuarama.

Clique e siga o portal Sou Agro no Instagram

Diversas lavouras de soja em fase de desenvolvimento também foram afetadas com o temporal, tanto pelo granizo como pelo excesso de chuva. Esse cenário abre o questionamento se os produtores terão que fazer o replantio das lavouras. O Portal Sou Agro consultou Carlos Konig, Gerente Técnico C.Vale que apontou que a fase é de avaliação, mas não descarta essa necessidade.  ‘’A forma como essa chuva aconteceu trouxe algumas perdas para a cultura da soja, em termos de chuva de pedra, alguns volumes muito significativos acabaram lacrando esse solo, dificultando a imergência da cultura da soja e dentro desse levantamento, nós da equipe técnica da região do Paraná 1, quantificamos entre 2000 mil e 2500 hectares com necessidade de replantio. Algumas áreas vamos precisar conduzir. Essa avaliação vai demorar em torno de cinco a sete dias, para ver essas lavouras.’’

O especialista explica que essa verificação é baseada no conceito de população de plantas, que na cultura da soja é de extrema importância para o aumento da produtividade. A população de plantas pode definir o rendimento de grãos e impactar a produtividade da cultura. Trata-se da quantidade de plantas de soja por hectare. ‘’Essas lavouras com a baixa população, consequentemente tem baixo potencial produtivo. Então estamos recomendando para aqueles produtores com população abaixo de cinco ou quatro plantas, para que ele desseque essa cultura, ele faça o replantio, porque estamos dentro de uma janela que propicia isso e aquele produtor que tem populações de seis, sete, oito ou nove plantas, para que ele conduza, porque dentro dessa população de plantas, demonstra um bom potencial produtivo’’.

SEGURO AGRÍCOLA

Quem trabalha diariamente com a vida no campo sabe que os imprevistos são muitos e que uma das maiores preocupações diz respeito às perdas de produção decorrentes de fatores climáticos, por isso, a recomendação é que o produtor pesquise e avalie um bom seguro agrícola, para que possa ter ajuda em momentos como esses registrados no mês de outubro. ‘’O seguro agrícola é uma ferramenta de mitigar o risco do produtor. A gente aborda que a agricultura é uma indústria a céu aberto e quando ele tem o seguro, essa parte do sinistro acaba sendo ressarcido, pelo menos os custos de replantio’’, finaliza Carlos Konig.

ASSISTA A EXPLICAÇÃO COMPLETA DO ESPECIALISTA

Pós temporal: Cautela na hora de decidir replantar a soja

Clique e faça parte do grupo de WhatsApp do Sou Agro

(AMANDA GUEDES / SOU AGRO)

(Amanda Guedes/Sou Agro)