Plantio da safra verão 2021/22 de milho atinge 44,4% no Brasil

Amanda Guedes
Amanda Guedes

O plantio de milho verão da safra 2021/22 no Brasil atingia 44,4% da área estimada de 4,385 milhões de hectares até sexta-feira (8), segundo levantamento de SAFRAS & Mercado.

O plantio atinge 77,4% no Rio Grande do Sul, 67,3% em Santa Catarina, 70,8% no Paraná, 8,0% em São Paulo, 1,0% em  Mato Grosso do Sul, 0,2% em Goiás/DF e 3,1% em Minas Gerais. No Mato Grosso os trabalhos de cultivo ainda não começaram.

No mesmo período do ano passado o plantio estava concluído também em 40,9% da área estimada de 4,353 milhões de hectares. Já a média de plantio dos últimos cinco anos atingia 42,1% no período.

Safra de verão: cigarrinha em lavouras preocupa

A cigarrinha do milho ainda está presente em lavouras de milho da região, mais especificamente em áreas na região de Palotina e municípios circunvizinhos. O gerente agronômico da C.Vale, Carlos Konig, comenta que “neste momento estamos com três a cinco pragas por armadilhas. Isso é uma preocupação, porque esse inseto tende a se multiplicar e com isso, aumentar essa população de cigarrinhas no fim deste ano e início de 2022”.

Clique e faça parte do grupo de WhatsApp do Sou Agro

A cigarrinha do milho provoca o complexo de enfezamento tanto na cultura do milho verão como no da safrinha. A cigarrinha é o inseto vetor que transmite a doença para o milho. “O que a C.Vale tem orientando é quanto ao manejo para redução nas perdas da cultura do milho. A escolha do milho é muito importante. A tolerância genética é fundamental para que esse milho não tenha altas perdas produtivas, quando contaminada pelos molicutes”, comenta Carlos Konig. “Outro ponto é o tratamento de sementes, fundamental para reduzir a praga inicial. O tratamento químico de forma sequencial, também é importante, além dos tratamentos biológicos, como ferramenta, mas isso depende muito do clima. Tenho que ter temperaturas mais baixas e a umidade relativa do ar alta, para que esse produto atinja a sua função”.

ASSISTA A EXPLICAÇÃO COMPLETA SOBRE OS RISCOS DA CIGARRINHA EM LAVOURAS

 

(SOU AGRO / AGÊNCIA SAFRAS)

(Amanda Guedes/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas