ESPECIAIS

No Dia do Meteorologista, deu a louca no tempo!

Amanda Guedes
Amanda Guedes

Hoje é comemorado o Dia do Meteorologista. A profissão foi regulamentada no Brasil no dia 14 de outubro de 1980, pela lei Nº 6.835.

Quando se fala nessa profissão, a primeira relação que se faz é com a previsão do tempo. O típico diálogo virou até meme na internet: ‘’tá chovendo aí?’’/ ‘’Aqui tá chovendo’’. Mas as atividades deste campo abrangem outros setores, como o energético, de recursos hídricos, agrícola, de aviação, saúde e da defesa civil.

No Paraná, o SIMEPAR que é Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental é uma referência de informação sobre previsão do tempo, sistemas de alertas e preparação para desastres naturais. O corpo técnico é formado por profissionais, pesquisadores e consultores com graduação e pós-graduação em tecnologia, ciências exatas, atmosféricas e ambientais.

Lídia Luisa Mota de Pontes, meteorologista SIMEPAR

Quem faz parte desse time é a Lídia Luisa Mota de Pontes. Atualmente, ela mora na capital do Paraná. Mas a história dela com o clima iniciou no Rio de Janeiro, em uma região que sofria com enchentes.  “Toda chuva mais relevante era preocupante. Na época do vestibular, estudei mais sobre as profissões e me apaixonei pela meteorologia, pois já entendia a importância dessa ciência na minha vida. Então, tentei uma vaga para meteorologia na Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde consegui me formar. É uma ciência que afeta diretamente no nosso dia a dia. Todos somos sensíveis as variações de temperatura, umidade, chuvas ou secas. Sem contar que o alimento que ingerimos, as obras, os recursos naturais entre tantas outras coisas estão interligados com as condições do tempo e as condições climáticas.”, explica.

Com a alta tecnologia que se usa hoje é possível entender as variáveis do clima. Outro ponto analisado por esses profissionais e que deve ser uma preocupação de toda a sociedade, é em relação as mudanças climáticas causadas pela ação do homem sobre o planeta. ‘’Como é exaustivamente falado, mudanças no clima sendo elas naturais ou antrópicas, tem impacto direto em nossas vidas. Precisamos fazer a nossa parte, com hábitos que auxiliem a preservação do ambiente e isso pode começar dentro de nossas casas, tendo o descarte correto do lixo que produzimos, por exemplo’’.

Alívio no campo

Qual é a importância da meteorologia para o agronegócio?

Neste ano de 2021, o clima está uma verdadeira montanha russa. Frio intenso, granizo, geada, estiagem… Há cada período que passa o tempo mostra uma estabilidade maior. É claro que tudo isso, interfere no campo. O cultivo de alimentos depende muito do clima e do tempo porque eles influenciam na maior ou menor produtividade da plantação. Por isso, o produtor deve estar atento à meteorologia com o intuito de planejar as suas ações. ‘’O sucesso da agricultura está diretamente ligado à meteorologia. São áreas extremamente correlatas, pois o excesso de chuvas, as secas, as ondas de frio e de calor etc. geram impactos nas colheitas. Por isso é importante que a agricultura caminhe junto com a meteorologia, para que os se resultados sejam os melhores possíveis!’’, aponta Lídia.

No Dia do Meteorologista, deu a louca no tempo!

Áreas de instabilidades avançaram da Argentina e do Paraguai em direção ao estado, provocando temporais entre as regiões oeste e noroeste do estado. No município de Palotina, os ventos chegaram aos 101,5 Km/h. O estrago foi deixado em vários municípios da região. A previsão apontada pelos profissionais, se confirmou.

Para finalizar a entrevista, perguntamos a Lídia como fica o tempo nesta quinta-feira (14) na região oeste do Paraná. ‘’Teremos o predomínio da condição de tempo instável, ou seja, a atmosfera estará favorável a ocorrência de chuvas. Essas chuvas previstas poderão ocorrer em forma de pancadas de chuva, podendo vir acompanhadas de descargas atmosféricas e rajadas de vento’’.

Neste dia, o Portal Sou Agro também apurou que a previsão é de chuva forte de abraço a todos os profissionais que se dedicam a essa área única e fundamental.

Quem também auxilia no Sistema de Tecnologia e Monitoramento, é meteorologista Lizandro Jacóbsen. Ele fez uma analise da condição climática do Paraná.

Como fica o tempo amanhã? O Meteorologista explica!

No Dia do Meteorologista, deu a louca no tempo!

Clique e faça parte do grupo de WhatsApp do Sou Agro

(AMANDA GUEDES / SOU AGRO)

(Amanda Guedes/Sou Agro)