Foto: Divulgação/Arquivo
AGRICULTURA

Excesso de umidade no solo vai atrasar o plantio? Confira

https://youtu.be/cuS0pCu0efY
Vandre Dubiela
Vandre Dubiela

 

#souagro | Confira: as chuvas que por ora, deram uma trégua, foram extremamente importantes para o plantio da soja por conta da Safra de Verão, conforme o gerente agronômico da C.Vale, Carlos Konig. “Essas chuvas eram bastante aguardadas pelos nossos produtores e integrados. O volume significativo, algo em torno de 200 milímetros, minimizou os reflexos negativos provocados pelo longo período de estiagem e deu um novo ânimo para o agricultor”, destaca Konig.

Veja o que diz o gerente agronômico da C.Vale, Carlos Konig

Chuva em excesso pode atrasar o plantio da soja no Paraná

A chuva chegou em um momento propício, pois estamos com a janela adequada para o plantio. A preocupação agora, segundo ele, é com as previsões de mais chuva para os próximos dias, que de certa forma, devem comprometer e atrapalhar a semeadura. “O produtor já retomou o plantio em algumas áreas, mais arenosas. Se tudo correr bem e se o tempo contribuir, a previsão é de concluir o plantio na área de abrangência da cooperativa é de 10 a 15 dias”.

Clique e faça parte do grupo de WhatsApp do Sou Agro

Agricultor de Linha Guavirá, entre Cascavel e Santa Tereza do Oeste, Ildo Panizzon aproveitou o tempo firme para colocar as máquinas no campo e dar continuidade ao plantio de soja. “O solo ainda está muito molhado e mesmo assim, estou arriscando a plantando soja na área restante de 90 hectares”, comenta. Até agora, o produtor já cultivou uma área total de 150 hectares. “Estou plantando porque é preciso e para aproveitar a janela de plantio favorável”.

Ele acredita que o plantio não atrasará muito, uma vez que boa parte dos produtores já lançaram as sementes no solo. “Entre 60% e 70% das propriedades vizinhas já plantaram soja então, por conta disso, creio que não é uma realidade muito diferente a ser percebida em todo o Estado”.

E confira: o excesso de umidade no solo prejudica a operação de plantio. “O barro não possibilita a máquina de render tudo que ela pode. Não distribui a semente direito e causa o embuchamento dos discos”.  Ele espera colher entre 20 de janeiro e 10 de fevereiro, se o tempo permitir.

 (Vandré Dubiela/Sou Agro)

 

(Vandre Dubiela/Sou Agro)