Peixe-jacaré
ESPECIAIS

Criatura originada há 100 milhões de anos é capturada

Peixe-jacaré
Vandre Dubiela
Vandre Dubiela

 

#souagro | Você já ouviu falar do peixe-jacaré? Pois bem, um exemplar dessa enigmática criatura foi capturado pelo pescador Danny Lee “Butch” Smith, nos estados de Kansas, no Estados Unidos, pela primeira vez. O peixe mede 1,40 metros e pesa 18 quilos e estava no rio Neosho, conforme informações do Departamento de Parques e Vida Selvagem do Kansas.

Esse animal é conhecida como fóssil vivo, justamente porque seus registros datam de quase 100 milhões de anos atrás. “Quando ele saiu da água da primeira vez … Fiquei chocado, fiquei atordoado. Já vi peixe-jacaré pular, mas nada como este fez.” Smith disse. “Este é um negócio único na vida, tenho certeza”.

No Dia Nacional da Pecuária, um cenário de incertezas

Temporal provoca estragos na área rural; veja as imagens

As características da criatura são intrigantes, se assemelhando a um jacaré americano. O Serviço de Pesca e Vida Selvagem dos Estados Unidos confirma a raridade desses animais, com exemplares já vistos e m Ohio, Illinois, Mississipi e Golfo do México. A espécie não é nativa do rio e seu surgimento pode vir a reboque de doenças ou alteração no ecossistema.

Os chamados “fósseis vivos”, então, são espécies que permanecem durante milhões de anos sem sofrer grandes mutações e, portanto, se assemelham aos seus primeiros registros na história. Um novo estudo sobre essa espécie revelou que esses gigantes de águas profundas possuem uma vida útil aproximadamente cinco vezes maior do que se acreditava anteriormente e que as fêmeas carregam seus filhotes por cinco anos – o período de gestação mais longo já conhecido de todos os animais.

(Vandré Dubiela/Sou Agro, com agências)

(Vandre Dubiela/Sou Agro)