PECUÁRIA
Vacas de leite estão virando churrasco!
#souagro | Até onde chega o desespero do produtor de leite para garantir a subsistência da família? No Paraná e porque não dizer no Brasil, a bovinocultura de leite tem sofrido um drama sem precedentes, com relatos de produtores abandonando a atividade por conta dos altos custos de produção e outros fatores. E pasmem: vacas de leite são levadas aos frigoríficos para abate e literalmente, estão virando churrasco. Nos últimos tempos, somente um frigorífico no Paraná abateu 700 cabeças de gado de leite.
Quem confirma essa triste realidade, não somente vivida no Paraná, mas em todo o Brasil, em especial nos três estados do Sul, é o consultor em bovinocultura de leite, engenheiro agrônomo José Manuel Mendonça, da B&M Consultoria. “Já é possível constatar um número expressivo de produtores deixando a atividade e se desfazendo das vacas, vendendo-as aos frigoríficos”.
Para José Manuel, a explicação é simples: foram duas safras de milho ruins e o grão é o principal insumo para alimentação dos animais e consequentemente, para garantir bons resultados na produção de leite. A soja é outro item bastante utilizado na ração e também impactou o custo de produção. “O mercado não acompanhou este aumento de custo para o produtor de leite, comprometendo a sua margem de lucro”.
Clique e faça parte do grupo de WhatsApp do Sou Agro
É uma situação extrema, nunca vista antes. “Sem comida para as vacas e diante da dificuldade de comprar de outras regiões, com o agravante da indisponibilidade do insumo, a alternativa do produtor passou a ser essa: o descarte para os frigoríficos”.
Os reflexos em relação à queda de produção de leite no Paraná também serão sentidos em breve, inclusive no bolso do consumidor. “Não há silagem de qualidade e isso influencia no rendimento dos animais e na qualidade de produto”. Uma triste realidade para uma cadeia tão importante à economia do Paraná e porque não dizer do Brasil.
(Vandré Dubiela/Sou Agro)