Olericultura
COOPERATIVISMO

Publicado resultado do Programa Coopera Paraná

Olericultura
Vandre Dubiela
Vandre Dubiela

 

A Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento publicou nesta quinta-feira (16) o resultado da classificação e desclassificação do Coopera Paraná.

A publicação está no Diário Oficial de Indústria e Comércio nº 11.017 e no site da entidade. Foram classificados 85 projetos de negócios apresentados por cooperativas de municípios de todas as regiões do Paraná e 42 apresentados por associações.

Clique e faça parte do grupo de WhatsApp do Sou Agro

O mesmo documento traz a relação de 22 projetos de cooperativas e de 31 de associações que foram desclassificados por não apresentarem a pontuação mínima exigida pelo edital. Essas Organizações da Sociedade Civil (OSC) poderão interpor recurso, em formulário próprio (Anexo 18 do edital), até a próxima quinta-feira (23). O documento deve ser endereçado ao chefe do Departamento de Desenvolvimento Rural Sustentável, por meio do endereço eletrônico cooperativismo@seab.pr.gov.br.

O Edital 001/2021 faz parte do Programa Estadual de Apoio ao Cooperativismo da Agricultura Familiar – Coopera Paraná, que prevê ações integradas entre o setor público e privado. O programa busca incentivar a organização formal dos agricultores, com capacitação, orientação técnica e investimentos socioprodutivos.

De acordo com o coordenador do programa, Jefferson Meister, a intenção é selecionar e classificar Projetos de Negócios que possibilitem melhorar a competitividade e o acesso a mercados pelas pequenas organizações de produtores, garantindo maior renda e uso de boas práticas ambientais e sociais. O valor total dos recursos do edital é de R$ 31,5 milhões.

Produtor tem 3 tratores furtados e prejuízo chega a R$ 1,5 milhão

Além de técnicos da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento, o comitê gestor do programa tem participação de representantes do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – Iapar-Emater (IDR-Paraná), da Ocepar/Sescoop e da União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes).

 

Fonte: AEN

 

Foto: José Fernando Ogura/AEN

 

(Vandre Dubiela/Sou Agro)