ESPECIAIS
Previsão do Tempo: Situação delicada para a safra de verão
#souagro | A safra de verão no estado do Paraná tende a ser com emoção no quesito previsão do tempo, semelhante a o que aconteceu no ano passado, no mesmo período. Na semana em que abriu a janela de plantio da soja (13 de setembro) choveu de maneira considerável apenas nas regiões Sudoeste, Sul e Leste do estado. Nas regiões de maior concentração das lavouras de soja, Oeste, Noroeste e Centro Sul do estado, teve quase nada ou zero milímetros de chuva. Isso preocupa e muito porque teve gente que plantou no seco e pode perder o investimento e os que não plantaram, terão um atraso considerável.
- Produtor obtém média de 160,5 sacas/ha de trigo
- Banco do Agricultor Paranaense potencializa o agronegócio
Não bastasse esse atraso no plantio da safra da soja, os próximos três meses não são animadores, pelo menos quanto a previsão de chuva. Quem explica com mais detalhes é o consultor do Portal Sou Agro e Engenheiro Agrônomo do Instituto Clima Terra, Ronaldo Coutinho.
Clique abaixo e assista a previsão do tempo completa para as próximas semanas:
Para esta semana o que chama a atenção é o calor. O domingo já registra temperaturas de mais de 35 graus em diversas cidades. Veja algumas delas com maior temperatura as 15hs: Palotina 39º, Foz do Iguaçu 37º, Paranavaí 36º, Santa Helena 38º, Capanema 42º, Umuarama 39º, Toledo 37º
Clique e faça parte do grupo de WhatsApp do Sou Agro
Segunda-feira
Na segunda-feira, uma nova frente fria se desloca sobre o extremo sul do Brasil. Porém, este sistema frontal não influencia diretamente as condições do tempo sobre o Paraná. Assim, a tendência é do tempo se manter mais estável ao longo do dia na maioria das regiões paranaenses, com temperaturas bastante elevadas. Apenas no Sudoeste e Centro-Sul, por conta do aquecimento e efeito orográfico, é que algumas pancadas de chuva estão previstas, mas de forma bem localizada e de curta duração.
(Sirlei Benetti \ Sou Agro)