Caminhoneiros decidem se vão ou não parar
ESPECIAIS

Caminhoneiros: empresas negam paralisação; já os autônomos…  

Caminhoneiros decidem se vão ou não parar
Vandre Dubiela
Vandre Dubiela

 

#souagro | As empresas de transporte rodoviário descartam qualquer possibilidade de paralisar suas atividades por conta das manifestações previstas para ocorrer em todo o Brasil neste Feriado da Independência, amanhã. Por sua vez, em relação aos autônomos, paira no ar a incógnita se eles vão ou não aderir. Para especialistas, só será possível afirmar algo mesmo a partir desta terça-feira.

Em entrevista ao Portal Sou Agro, o presidente do Sintropar (Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e Logística do Oeste do Paraná), Antonio Ruiz, desconhece qualquer possibilidade de paralisação orientada pelas empresas no ramo de transportes da região. “O setor de transporte não está encabeçando nada”, resumiu. Apesar disso – continua ele -, é preciso aguardar até amanhã (terça-feira). “O transporte não vai parar, mas não temos controle ao fato dele ser obrigado a parar por parte de outros segmentos”, salientou.

A Fetranspar (Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Estado do Paraná), envolvendo 20 mil empresas do ramo, não lidera qualquer tipo ou movimento paradista por conta das manifestações desta terça-feira. A federação emitiu uma Carta Aberta à Sociedade, assinada pelo presidente da Fetranspar, Sérgio Malucelli. Segue abaixo:

(Vandré Dubiela/Sou Agro)

Clique aqui  e faça parte do grupo de WhatsApp do Sou Agro e fique bem informado

A Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Estado do Paraná – FETRANSPAR que representa mais de 20 mil empresas de transporte de cargas em todo o Estado, divulga carta aberta em apoio ao ‘Movimento Cívico e Democrático’,  previsto para ocorrer no próximo dia 7 de setembro em todo o Brasil. Salienta que essas manifestações precisam ser pacíficas, ordeiras e  que permitam a construção de um Brasil melhor para todos.

Segundo a Entidade, este momento deve servir de reflexão para todos os brasileiros, para que a democracia seja preservada no direito da liberdade de manifestação e para que haja independência entre os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, não havendo sobreposição entre eles, mas sim a harmonia, para que no conjunto, a sociedade brasileira possa ser atendida em suas necessidades.

Nos últimos tempos a Federação vem acompanhando com preocupação a relação conflituosa que se estabelece entre os Poderes da República, o que vem gerando deformidade do papel de cada um deles em nossa sociedade.

Dentro deste contexto, a entidade repudia o viés político adotado pelo Poder Judiciário brasileiro, assim como* a omissão de posição da Câmara e do Senado Federal diante de seus papeis institucionais*, e o poder Executivo, que precisa permitir a fluidez de melhor diálogo. Essas atitudes demonstram desarmonia entre os Poderes e quem perde é o Brasil e o os brasileiros.

Por isso, para o setor de transporte de cargas do Estado do Paraná é inegociável a necessidade de que haja harmonia e respeito entre os Poderes da República, principalmente o direito constitucional à LIBERDADE DE EXPRESSÃO  de qualquer cidadão, respeitando as leis e o papel fundamental de cada um para que a democracia brasileira se solidifique cada vez mais, dia a dia, ano a ano.

Neste sentido, no dia da Independência do Brasil, 07 de Setembro  – comemorado na próxima terça-feira, se tem  a oportunidade de sairmos mais maduros, com o direito de cada cidadão de manifestar-se ciente dos de seus papéis e cobrando para que os Poderes da República também o façam sua representatividade que lhe cabe.

 

Coronel Sérgio Malucelli

Presidente da FETRANSPAR

(Vandre Dubiela/Sou Agro)