carne bovina Argentina
PECUÁRIA

Argentina prorroga restrições à exportação de carne

carne bovina Argentina
Vandre Dubiela
Vandre Dubiela

 

#souagro | As medidas restritivas à exportação de carne da Argentina foram prorrogadas até o dia 31 de outubro. É o que diz o comunicado emitido pelo governo argentino, endossado pelo presidente Alberto Fernández. Segundo ele, os preços caíram no mercado interno a partir da decisão tomada. “Não é justo que o preço internacional da carne bovina seja o mesmo a ser desembolsado por nossos compatriotas. Cuidar da mesa argentina é o nosso compromisso”, destacou o presidente da Argentina, em uma publicação feita pelo Twitter.

Os ministérios do Desenvolvimento Produtivo e da Agricultura anunciaram a prorrogação da restrição da exportação de carne, limitando o embarque da carne bovina em 50% em comparação com o volume despachado em 2020.

A Argentina é um dos países com maior consumo de carne bovina, mas a demanda caiu ao mínimo histórico devido à situação econômica – a inflação acumulada nos primeiros quatro meses do ano foi de 17,6%. Os argentinos consomem atualmente em média 49,2 quilos de carne bovina por ano, contra o pico de 69,3 quilos registrado em abril de 2009, segundo a Câmara de Indústria e Comércio de Carnes.

(Vandré Dubiela/Sou Agro, com Canal Rural)

(Vandre Dubiela/Sou Agro)