AGRICULTURA

A importância do manejo de plantas daninhas

https://www.youtube.com/watch?v=qFK2usQS1Yg
Amanda Guedes
Amanda Guedes

SOUAGRO | A ação das plantas invasoras já é bastante conhecida pelo produtor, mas é sempre bom lembrar dos cuidados necessários para manter as daninhas longe das lavouras, principalmente das que são mais resistentes a herbicidas no mercado.

No Show Rural de inverno 2021, foram apresentadas soluções para controle das plantas daninhas por meio de herbicidas. ‘’é um manejo complexo na nossa região. Estamos em um clima quente, isso dificulta muito o manejo. Trazemos solução de herbicidas pré emergentes para que seja feito o manejo do sistema, de sementes, diminuindo a pressão e que assim tenha menos plantas emergidas, economizando neste controle. Isso é fundamental para trazer a cultura da soja no ‘’limpo’’, assim com o máximo de produtividade.’’ Esclarece Cacio Padilha, representante técnico comercial.

Quando a semente é plantada no “limpo”, sem a presença de plantas invasoras, ela vai crescer com menos competição por umidade, nutrientes e luz.

As doenças do trigo também merecem atenção. Esse cultivo pode sofrer com o ataque de fungos, vírus e bactérias em diferentes fases de desenvolvimento da lavoura.

‘’Temos fungicidas para o controle de mancha, do oídio e da ferrugem que são as principais doenças que acometem a cultura do trigo. Com o foco na pesquisa, nós trazemos posicionamentos assertivos, ingredientes ativos novos para que o produtor possa fazer o manejo completo e eficiente da lavoura.’’

A aplicação de defensivos é fundamental para o controle de pragas na lavoura, sejam plantas daninhas, insetos ou doenças e assim proteger o potencial produtivo da semente plantada.

Os detalhes sobre cada uma das doenças citadas estão na reportagem abaixo. Clique para assistir.

A importância do manejo de plantas daninhas

(AMANDA GUEDES / SOU AGRO)

(Amanda Guedes/Sou Agro)