COOPERATIVISMO
Resultado da perícia sobre incêndio na Frimesa sai até o fim do mês
#souagro | O diretor-executivo da Frimesa, Elias Zydek, confirmou na tarde desta segunda-feira, ao Portal Sou Agro, que o resultado das investigações para descobrir as causas do incêndio de grandes proporções registrado na última quarta-feira (4), no megacomplexo de abate de suínos em construção na cidade de Assis Chateubriand, será divulgado provavelmente no fim do mês pela Polícia Civil. “Acreditamos que o cronograma da obra não será prejudicado, porque este prédio estava com sua construção adiantada em 6 meses”, destaca Elias Zydek. A perícia da seguradora deverá realizar a auditoria até o dia 20 de agosto.
Trata-se do maior frigorífico de suínos da América Latina, em fase de edificação por parte da Frimesa em Assis Chateaubriand, As obras do megacomplexo foram iniciadas em outubro de 2017 em uma área total de 148 mil metros quadrados. A estrutura terá capacidade de abate de 23 mil suínos/dia. A inauguração deve ocorrer em 2023. O investimento total da obra é de R$ 3,2 bilhões.
- Maior frigorífico de suínos da América Latina em chamas
- Incêndio não afeta cronograma de obras da Frimesa, diz Vanzella
- IMPRESSIONANTE: Veja como ficou interior de frigorifico após incêndio
No primeiro estágio de operação, que vai de 2023 a 2025, a projeção é que a capacidade de abate do novo frigorífico seja de 3,7 mil cabeças/dia. Para o segundo estágio, de 2026 a 2028, o total será de 7,5 mil cabeças/dia, enquanto para a etapa final, de 2029 a 2031, os abates devem totalizar 11,2 mil cabeças/dia. A área total do megacomplexo é de 148 mil metros quadrados. A câmara de estocagem alvo do sinistro possui 10.700 metros quadrados.
(Vandré Dubiela/Sou Agro)