PECUÁRIA
Musicoterapia: cavalos escutam música clássica para relaxar
SOUAGRO | Cavalos que comem melaço e escutam música clássica. Não, você não leu errado. O tratamento vip traz um motivo plausível. Esses animais fazem parte da produção do soro Anti-Covid.
A pesquisa que iniciou em 2020 é uma iniciativa do Instituto Vital Brazil que fica no Rio de Janeiro. Na fazenda do instituto, em Cachoeiras de Macacu (RJ), os cavalos ganham um tratamento diferenciado para conseguirem aguentar as retiradas semanais de sangue. Tudo começa quando os cavalos recebem doses com uma fórmula desenvolvida em um laboratório da UFRJ, onde os pesquisadores conseguiram criar cópias das proteínas que ficam na superfície do vírus.
- Dentes alinhados: conheça o aparelho ortodôntico para cães
- Mercado ilegal de defensivos perto de virar crime hediondo
- Produtor salva plantação da geada utilizando sacos de papel
O Portal Sou Agro entrevistou a Diretora Presidente do Instituto Vital Brazil, Priscilla Palhano, que explicou que os cavalos não ficam doentes, mas reagem, produzindo grande quantidade de anticorpos que neutralizam o vírus. ‘’O processo que é feito com o animal é muito parecido com a vacinação que é feita em humanos. Então nós não inserimos o vírus vivo. Inserimos apenas uma proteína, um pedacinho do vírus e aí os anticorpos têm conhecimento’’.
Estas defesas naturais se concentram no plasma do sangue dos cavalos, que é processado no laboratório para fabricação do soro. O Instituto ainda aguarda a aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para testes em humanos, mas já tem planos de investigar se o soro é eficaz contra a variante Delta. O soro deve testado em pessoas que estejam com sintomas leves e moderados da doença há no máximo dez dias.
ASSISTA A REPORTAGEM PARA VER O TRATAMENTO VIP DOS CAVALOS
(AMANDA GUEDES / SOU AGRO)