O secretário do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest), Márcio Nunes, entregou, nesta segunda-feira (02), alimentos e rações para instituições de Umuarama, o Noroeste do Estado. - Curitiba, 02/08/2021 - Foto: SEDEST
PET

IAT arrecada mais de uma tonelada de ração para amparo aos animais

O secretário do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest), Márcio Nunes, entregou, nesta segunda-feira (02), alimentos e rações para instituições de Umuarama, o Noroeste do Estado. - Curitiba, 02/08/2021 - Foto: SEDEST
Amanda Guedes
Amanda Guedes

O secretário do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest), Márcio Nunes, entregou alimentos e rações para instituições de Umuarama, no Noroeste do Estado. As doações são frutos da ação solidária do Instituto Água e Terra (IAT), na última semana, que distribuiu 2 mil mudas de árvores nativas frutíferas e arrecadou 7,5 toneladas de alimentos e ração.

O IAT é um órgão vinculado à Sedest e promove, desde junho deste ano, ações de distribuição de mudas de árvores nativas em troca de doações. O objetivo é ajudar famílias impactadas pela pandemia ou atendidas por instituições municipais e não governamentais.

“É uma ação de troca de muda de árvore, para reconstituir o meio ambiente e para as pessoas doarem alimentos. Essa ação é importante e simbólica porque ajuda pessoas que precisam e deve ser um exemplo para todo o Paraná e o País”, afirmou Nunes.

Além de 6 toneladas alimentos que irão ajudar 10 entidades da cidade, o Escritório Regional do IAT em Umuarama arrecadou 1,5 tonelada de ração, doada à Sociedade de Amparo aos Animais de Umuarama (SAAU). “É uma forma, também, de chamar a atenção para evitar os maus-tratos aos animais”, destacou o secretário.

A Sociedade de Amparo aos Animais de Umuarama (SAAU), atua há 24 anos e chega a atender cerca de 700 animais por mês, vítimas de abandono e maus-tratos. A unidade mantém um abrigo com mais de mil animais, entre gatos e cachorros.

“Hoje vemos o Estado se preocupando com a causa animal, ajudando em campanhas”, afirmou a presidente da SAAU, Ana Maria Polaquini. “A ração é cara e foi um alívio para este mês receber essa ajuda do IAT”.

AÇÃO SOLIDÁRIA – Até o momento, sete Escritórios Regionais do IAT já promoveram a ação solidária: Ponta Grossa, Pitanga, Guarapuava, Guaratuba, Tibagi, Paranaguá, Umuarama e Cascavel. Com 9.450 mudas distribuídas, foram arrecadadas 10,2 toneladas de alimentos, 4.553 peças de roupas, 11 cobertores, 22 lençóis, 82 sapatos e 1,5 tonelada de ração.

Foto: SEDEST

FONTE: AEN

(Amanda Guedes/Sou Agro)