ESPECIAIS
DESTRUIÇÃO: Veja o que sobrou na fazenda por onde o fogo passou
#souagro | A manhã desta sexta-feira (20), tem sido para avaliar a perda deixada pelo fogo na fazenda do produtor rural Elci Dalgalo. A propriedade fica na divisa entre os municípios de Cascavel e Cafelândia, no Oeste do Paraná.
As fotos mostram espigas de milho completamente queimadas em meio a plantação. Estima-se que 8 alqueires tenham sido consumidos pelo incêndio. O prejuízo na lavoura ainda é incalculável.
- Brazilian Duck: lançada marca internacional de carne de pato produzida no Brasil
- Fogo atinge propriedade em Espigão Azul
- Fogo consome lavouras, barracões e maquinários
O fogo começou por volta das 17h de ontem (19). Informações dão conta que trabalhadores faziam a colheita do milho, quando a plataforma de uma máquina teve problema e fez com o rolamento superaquecesse. Ao ter contato com a palha, a chama se espalhou rapidamente.
Assim que os trabalhadores viram o fogo, acionaram vizinhos que, com máquinas agrícolas, construíram barreiras no chão com a terra para impedir que o fogo se alastrasse ainda mais e para outras propriedades. Foram utilizadas no combate diversos tratores, arados, pulverizadores, lâminas, grades e tanques de água.
Felizmente ninguém se feriu e nenhuma máquina agrícola foi queimada. O prejuízo na lavoura ainda é incalculável.
Os meses de agosto e setembro, historicamente, são os períodos mais secos do ano no Paraná.
O governo do estado informou que, por conta do clima quente e seco, já houve mais de 890 registros de incêndio neste ano.
Veja o que sobrou na fazenda por onde o fogo passou
imagens: FLAVIO FRIZON
(AMANDA GUEDES / SOU AGRO)