ESPECIAIS
Corpo de Bombeiros aponta aumento de incêndios em vegetação
#souagro | O 4º Grupamento do Corpo de Bombeiros, com sede em Cascavel, emitiu nesta sexta-feira, nota para a imprensa sobre o aumento expressivo de casos de incêndio em vegetação nos últimos dias. Conforme o levantamento apresentado, o acréscimo foi de 35% na área de abrangência e de 45% somente em Cascavel neste ano em comparação com o mesmo período do ano passado.
“O incêndio em vegetação é um fogo controlado, que ocorre em terreno florestal, silvestre ou agropastoril, com capacidade de ganhar tamanho ou mudar de direção muito rapidamente, provocando danos ambientais e colocando em risco edificações e até mesmo a vida das pessoas”, diz a nota.
Os casos têm aumentando em virtude do longo período sem chuva, da baixa umidade relativa do ar, da elevada temperatura e por conta da ocorrência de geadas e incidência de ventos na região, facilitando a propagação dos focos de incêndio. Em grande parte dos casos, de acordo com o comunicado, o incêndio é resultante da ação humana, por meio de fogueiras mal apagadas, descarte de cigarros em locais inapropriados, queima de entulho, queda de balão e maquinários agrícolas.
- VEJA AS IMAGENS: Incêndio é registrado em área rural de Sede Alvorada
- DESTRUIÇÃO: Veja o que sobrou na fazenda por onde o fogo passou
Os incêndios podem provocar intoxicação humana, queimaduras, além do risco de propagação para edificações e lavouras, gerando destruição ao patrimônio. Os focos de incêndios podem ainda resultar em graves acidentes de trânsito nas rodovias, por conta da falta de visibilidade. A prática de incêndio é tipificada como crime pelo Código Penal. Em vegetação, estão tipicados na Lei nº 9.605/98 (Lei dos Crimes Ambientais) e na Lei nº 12.651, do Novo Código Florestal.
(Vandré Dubiela/Sou Agro, com o 4ª GB)