ESPECIAIS
Calor X geada: clima instável deve se estender até 2022
SOUAGRO | Tem um verão no nosso inverno! Realmente 2021 continua surpreendendo no quesito clima. De acordo como o Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná) uma massa de ar quente e seco se estabelece sobre o estado do Paraná nesta quarta-feira (18), por isso não há previsão da ocorrência de geadas no Estado. Os próximos dias serão de tempo estável e calor em todas as regiões paranaenses.
Além disso, a falta de chuva prolongada deixa o ar e o solo secos. Essa falta de umidade faz com que a vegetação fique muito seca e mais propensa a pegar fogo. O risco de queimadas é bastante elevado em diversas áreas do Brasil.
- Adulteração de fertilizantes é investigada no oeste
- Cresol lança nova campanha nacional
- Descoberto milho que se auto-fertiliza
E tudo indica que esse clima bipolar vai continuar até 2022, inclusive com a influência do fenômeno La Niña, como indica o engenheiro agrônomo, Ronaldo Coutinho do Canal do Tempo.
‘’Todo o ciclo de 2021 até 2022 vai ser com situação de La Niña. Isso vai deixar a chuva irregular. Tem que tentar usar água da melhor forma possível na irrigação e reservar água. Cuidado com os incêndios para evitar problemas. Essa alternância de frio e calor vai ser bem acentuada. Isso pode gerar também alguns períodos de tempestades fortes, agora estamos entrando em setembro e há as tempestades de primavera e isso pode trazer incidência de granizo que vão atrapalhar o pessoal do fumo e da fruticultura. E vai ter frio tardio também. Um ano problemático. Vai ter que escalonar o plantio.’’
ASSISTA A EXPLICAÇÃO COMPLETA DO ENGENHEIRO AGRONOMO RONALDO COUTINHO
(AMANDA GUEDES / SOU AGRO)