TECNOLOGIA
Alta demanda: Produtores esperam até 6 meses por silos
SOUAGRO | Enquanto a capacidade instalada nas fazendas em países como Argentina, Canadá e Estados Unidos atinge patamares de 40%, 85% e 65% respectivamente, no Brasil este índice permanece próximo a 14% ao longo de 10 anos. É o que mostra o Boletim Logístico publicado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) neste ano de 2021. Conforme o estudo, a maioria dos grãos, cerca de 60% estão depositados em armazéns localizados no meio rural.
A Conab também aponta o Paraná como o terceiro Estado mais bem estruturado, com capacidade para armazenar 29,9 milhões de toneladas de grãos. À sua frente apenas o Mato Grosso, com capacidade de 38,7 milhões, e o Rio Grande do Sul, 30,9 milhões. Mesmo assim a produção paranaense ainda está bastante desprotegida.
Diante deste cenário, a procura por silos nas propriedades aumentou. Em entrevista ao Portal Sou Agro, Rogério Specht, Gerente Comercial da Comil Silos e Secadores explicou que o crescimento é enorme neste período, o que reflete na produção das empresas do segmento.
‘’As empresas fabricantes de silos estão com a produção totalmente tomada e tem condições de entregar produtos somente em fevereiro ou março de 2022’’.
O relatório divulgado recentemente pelo Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento, apontou que serão produzidas 34,4 milhões de toneladas de grãos em 10,4 milhões de hectares no Paraná. O volume é 16% menor que os 41,2 milhões de toneladas de 2019/20, ainda que a área seja 4% maior.
- Preços da soja, milho e algodão sobem acima de 70% no Brasil
- Produtores investem em sistemas de irrigação por gotejamento
- Projeto de Turismo Reverso avança na região oeste
CONDOMÍNIOS DE ARMAZENAGEM
Rogério explica que do volume total de produção no Paraná, pelo menos 8,7 milhões de grãos devem ficar sem local para armazenagem. A demanda crescente por silos acontece em um ambiente extremamente adverso, uma vez que a matéria-prima destes equipamentos subiu de preço. ‘’Uma das formas de diminuir esse déficit, é investir sistema de armazenagem em propriedades. Muitos produtores da região estão formando condomínios, que é uma reunião de 4 a 10 produtores para colocar uma unidade de armazenagem, conseguindo com isso enxugar os custos, otimizando o espaço, o número de operadores, a energia e as demais despesas.’’
ASSISTA A EXPLICAÇÃO SOBRE A ALTA PROCURA POR SILOS NO PARANÁ
(AMANDA GUEDES / SOU AGRO)