Abates de aves da Copacol Crédito: Divulgação
COOPERATIVISMO

82,11% das aves abatidas no Paraná já saem dos frigoríficos congeladas

Abates de aves da Copacol Crédito: Divulgação
Vandre Dubiela
Vandre Dubiela

 

#souagro | Mais de três quartos das aves abatidas no Brasil saem dos frigoríficos já congeladas. O levantamento, apresentado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) é parte da Pesquisa Industrial Anual, envolvendo 11 unidades federativas, além de Bahia e Pernambuco e outros UFs não especificadas. São dados recentes, mas referentes a 2019 que acabam de ser divulgados. No Paraná, 82,11% da carne de frango seguem para o mercado consumidor já congeladas, porcentagem superior ao Rio Grande do Sul, com 76,40% e abaixo de Santa Catarina, com 88,37%.

Do total de 11,2 milhões de toneladas, 8,6 milhões de toneladas são de carnes congeladas, correspondendo a 76,37%. Isso quer dizer que a cerne fresca ou resfriada totaliza 25% da produção. Em São Paulo, 51,73% correspondem aos congelados e 48,27% como produto fresc ou resfriado.

Na Bahia e no Espírito Santo, somente 7% são de aves frescas ou resfriadas. Em Pernambuco, os congelados representam 10% do total. Rio de Janeiro e Distrito Federal, são as únicas UFs a operação na produção exclusiva de produto fresco ou resfriado. O valor total no Brasil é referente a pouco mais de 83% dos 13,5 milhões de toneladas processadas em 2019.

(Vandré Dubiela/Sou Agro, com Avisite)

 

(Vandre Dubiela/Sou Agro)