Lavoua de trigo. Tibagi, 12/09/2019 Foto:Jaelson Lucas / AEN
AGRICULTURA

VEJA o mais recente relatório do Deral sobre as lavouras do Paraná  

Lavoua de trigo. Tibagi, 12/09/2019 Foto:Jaelson Lucas / AEN
Sirlei Benetti
Sirlei Benetti

 

#souagro | A situação atual das lavouras no Paraná foi apresentada nesta terça-feira como parte do relatório do Deral (Departamento de Economia Rural) da Seab (Secretaria Estadual da Agricultura e Abastecimento).

O milho safrinha já está com 100% da área plantada e apenas 3% colhidas. Os danos causados pelas intempéries climáticas, primeiro o longo período de escassez hídrica e em um segundo momento, a sucessão de geadas severas, provocaram perdas de 70% nas áreas suscetíveis. Deste total, 44% encontram-se em uma situação ruim, 45% em condição média e 11% com boas condições. Em relação às fases de desenvolvimento, 49% do milho safrinha estão em frutificação, 47% em maturação e 4% em floração.

O trigo também está com 100% da área plantada no Paraná. A colheita ainda não começou. Ao todo, 95% encontram-se com condição boa e 5% mediana. Já sobre a fase de desenvolvimento, 94% estão em fase vegetativa, 4% em floração e 2% em germinação.

Sobre o feijão segunda safra, toda a área plantada foi colhida. Os números em relação às condições não são muito animadores, principalmente por conta do excesso da seca e depois do volume excessivo de chuva registrado nos primeiros meses deste ano. Do total, 50% apresenta condição ruim, 30% média e 20% boa. E 100% do feijão segunda safra já atingiu a fase de maturação.

Do total de área plantada com café, 36% já foram colhidas. Com 76% em boas condições e 24% média. O desenvolvimento da cultura mostra 93% em maturação e 7% em frutificação.

(Vandré Dubiela/Sou Agro)

 

Foto: Jaelson Lucas/AEN

 

(Sirlei Benetti/Sou Agro)