AGRICULTURA
Mesmo tímida, chuva é alento para o agricultor
#souagro | Apesar de poucos milímetros, a chuva trouxe um novo alento para os produtores da região oeste. O agrometeorologista Reginaldo Ferreira aponta uma sensível melhora em relação às condições climáticas. “Claro que essa chuva foi relativamente pouca, de 4 a 10 milímetros em alguns locais, mas na verdade, já é um fato animador”.
Todo pouco neste momento é de extrema importância. “Até porque nesse período o céu fica mais nublado, com possibilidade de pouca evaporação, a planta perde pouca água, o solo também e isso já ajuda bastante”. O índice registrado não resolve o problema da escassez hídrica, por isso precisamos continuar atentos, mas toda chuva é bem-vinda neste período. Mais detalhes podem ser observados no site do Simepar.
Cooperativas do Paraná já sondam milho americano para suprir escassez
Paulo Vallini reeleito presidente do Comder
Conforme Reginaldo Ferreira, as temperaturas já despencaram um pouco. “A possibilidade de geada é pequena, praticamente não temos. Deve esfriar um pouco mais no fim de semana, principalmente à noite”. No início da semana, as temperaturas devem subir com nova possibilidade de chuvas, mesmo que moderadas. “Toda gota de água que cair daqui para frente é lucro para o produtor”.
Veja a entrevista com o agrometeorologista Reginaldo Ferreira:
As precipitações pluviométricas servem também para limpar atmosfera carregada pelo longo período de estiagem, fazendo com que todos respirem um pouco melhor. Para o produtor de trigo, também é motivo para comemorar, pois estamos na fase de semeadura, cuja umidade do solo na medida certa é importante nesse processo.
(Vandré Dubiela)