PECUÁRIA
Evento virtual debate oportunidades de negócios com certificação da OIE
Quais são as oportunidades de negócios que se abrem para o agronegócio paranaense com o reconhecimento internacional anunciado pela Organização Mundial da Saúde Animal (OIE, na sigla em inglês) na semana passada? Esse novo cenário estará em debate na quarta-feira (02/06), em um evento virtual que será realizado das 15h às 17h, pela plataforma Zoom, com representantes de órgãos públicos, entidades de setor produtivo e parlamentares.
Na última quinta-feira (27/05), a OIE concedeu duas certificações ao Estado do Paraná: a de área livre de febre aftosa sem vacinação e de zona livre de peste suína clássica independente. Com essa chancela, cooperativas agropecuárias e produtores rurais paranaenses têm a possibilidade de ampliar sua participação no mercado global de carnes.
Entenda como funciona a OIE, Organização Internacional de Epizootias
Ortigara: Paraná vai alcançar novo patamar na cadeia de carnes
O evento será coordenado pelo secretário de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab), Norberto Ortigara, e contará com as presenças dos presidentes do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, do Sistema Faep, Ágide Meneguette, da Fiep, Carlos Valter Martins Pedro, e da Fetaep, Marcos Brambilla. Haverá ainda a participação de parlamentares da Assembleia Legislativa do Paraná, da Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop), da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) e da Comissão da Agricultura da Câmara Federal.
Na sequência, José Guilherme e Geraldo de Moraes, da Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, e Otamir Martins e Rafael Gonçalves Dias, da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), vão discorrer sobre as duas certificações internacionais concedidas pela OIE.
O evento é organizado pelo Governo do Estado do Paraná, Seab, Ministério da Agricultura e do Abastecimento, Sistemas Ocepar, Fiep e Faep, Fetaep e Associação Paranaense de Suinocultores.
Os interessados poderão acompanhar a programação pelo link
Fonte: OCEPAR