AGRICULTURA

Ciclone extratropical eleva chance de granizo e temporais  

https://youtu.be/4qHWcRitfHU
Sirlei Benetti
Sirlei Benetti

 

#souagro | Prepare o seu cobertor e proteja sua horta. As condições climáticas estão em processo de mudança. A entrada de uma frente fria vinda do Uruguai já provoca chuvas no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. “Isso significa dizer que há chances de ocorrer precipitações pluviométricas em municípios do oeste paranaense”, comenta o agrometeorologista Reginaldo Ferreira. A fotografia atual do clima prevê granizo e temporais para o início da próxima semana.

 

Confirmados mais casos de raiva bovina: agora são 12

Sobrou para o boi argentino

 

O volume de chuva não é tão elevado, mas torna-se significativo para o momento, em virtude da seca que ainda castiga as lavouras de milho. “Essas chuvas previstas não resolvem muito para os produtores que optaram em plantar o milho no período correto, mas em contrapartida, favorece àquelas que deixaram para semear um pouco mais tarde”, exemplifica o agrometeorologista. “De um modo geral, a chuva será benéfica para as pessoas que cultivam pastagem, hortaliças e plantas.

Confira a entrevista com o agrometeorologista Reginaldo Ferreira, ao Sou Agro:

Temporais podem atingir o sul do Brasil

 

Proteção de hortaliças

Com relação à saúde, segundo Reginaldo Ferreira, a umidade faz com que as pessoas respirem melhor. “A chuva também traz um pouco de fertilizante a mais para a atmosfera, então, ela é bem-vinda, principalmente por conta do momento em que estamos vivendo”. É preciso alertar os produtores de hortaliças a proteger os seus cultivos, por conta da previsão de granizo.  Para as culturas de inverno, as baixas temperaturas são propícias.

(Vandré Dubiela/Sou Agro)

 

A fotografia do via satélite é do Simepar.

 

(Sirlei Benetti/Sou Agro)