AGRICULTURA
PIB do agro para 2021 deve ser de 2,2%, segundo IPEA
O Instituto de Pesquisa Agronômica Aplicada, o IPEA, divulgou nesta terça feira (23) uma nova projeção para o produto Interno Bruto Brasileiro, PIB do agro e o resultado anunciado é de crescimento. Segundo os analistas a projeção era de 1,5%, mas houve uma revisão para 2,2%.
A Dimac do Ipea, tem como base as estimativas para 2021 do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA), do IBGE, e em projeções próprias para a pecuária a partir dos dados da Pesquisa Trimestral do Abate de Animais, da Produção de Ovos de Galinha e Leite, revisou a estimativa de crescimento do valor adicionado (VA) do setor agropecuário de 2021 de 1,5% (como divulgado na visão geral da Carta de Conjuntura no 49) para 2,2%.
Produção animal e vegetal
A nova projeção do PIB do agro, além de levar em consideração projeções atualizadas para a produção agropecuária, faz uma revisão metodológica que visa considerar de maneira mais precisa a evolução do consumo intermediário a partir dos valores das tabelas de recursos e usos do Sistema de Contas Nacionais. Com isso, o VA do setor passa a ser desagregado em dois componentes: produção animal e produção vegetal. A produção animal é composta pelos segmentos da pecuária (bovinos, suínos, aves, leite e ovos), além da pesca e da aquicultura, enquanto a produção vegetal é composta pelos produtos da lavoura e pela exploração florestal e silvicultura.
Fonte: IPEA
Veja também:
Colheita da safra da soja no Paraná atinge 75% da área