Estrada-Parque perto de virar realidade
#souagro | Ledo engano que ainda pensa que o projeto para transformar a Estrada do Colono em Estrada-Parque sucumbiu com o tempo. Ao participar recentemente de um encontro com prefeitos em Santa Lúcia, no oeste paranaense, o deputado federal Nelsi Conguetto Maria, mais conhecido como Vermelho, disse ao Portal Sou Agro, por intermédio do nosso parceiro Cesar Berger, que neste mês participará de uma audiência com o presidente da República, Jair Bolsonaro, para reivindicar apoio na votação do mérito do projeto de lei, que já passou pelo caráter de urgência na Câmara dos Deputados e agora necessita do apoio da bancada “para que não corra risco na hora da votação”.
De acordo com o deputado federal, os acontecimentos relacionados à Sete de Setembro comprometeram a agenda de encontro com o presidente, mas o pedido de audiência já foi encaminhado pelo deputado Vermelho. “Quero falar com ele até o fim do mês e tenho plena esperança de que a ideia é votar e aprovar o projeto, criando a Estrada-Parque, ainda neste ano”.
Clique e faça parte do grupo de WhatsApp do Sou Agro
O projeto defendido pelo deputado federal cria uma unidade de conservação ambiental, explorando o turismo ecológico. “Queremos uma oportunidade a mais para garantir a interação do homem com a natureza. Seria para fazer um turismo de natureza. Queremos construí-la de uma maneira responsável, ecologicamente correta, discutir com a sociedade em geral que tipo de estrada queremos. Defendemos uma estrada totalmente protegida, com passagem para os animais, para os bichos, preservando a fauna e flora, com passagens subterrâneas, uma estrada em que o ser humano poderá contemplar a natureza, sem ter acesso direto ao parque. Uma estrada onde vai passar somente carro de passeio e ônibus de turismo, dar uma oportunidade para as regiões oeste e sudoeste do Paraná enriquecerem com o turismo de natureza “.
Em 2 de junho, a Câmara dos Deputados votou o requerimento pedindo urgência na aprovação do projeto para a criação da Estrada-Parque. A Estrada do Colono conta com 17,6 quilômetros, ligando os municípios de Serranópolis do Iguaçu (Oeste) a Capanema (Sudoeste). Em 2001, por decisão judicial, ela foi fechada.
(Vandré Dubiela/Sou Agro)