Foto: Artur Chagas/AgroEffective

Policiais atingidos pela enchente recebem cartão presente de entidades do Agro

Redação Sou Agro
Redação Sou Agro
Foto: Artur Chagas/AgroEffective
Policiais reconhecidos. Foi com o sentimento de gratidão e reconhecimento, que o Instituto Desenvolve Pecuária, em parceria com o Sindicato dos Leiloeiros Rurais e Empresas de Leilão Rural do Rio Grande do Sul (Sindiler), entregou a 110 policiais militares atingidos pelas enchentes de maio um cartão presente no valor de R$ 1 mil. Com apoio da Seção de Assistência Social do Departamento de Saúde da Brigada Militar, foram agraciados policiais de diferentes cidades.

A presidente do Desenvolve Pecuária, Antonia Scalzilli explicou que o valor desta primeira leva de cartões foi arrecadado nas semanas posteriores à enchente em diferentes campanhas. “Nós fizemos quatro leilões, onde a renda é revertida aos atingidos pelas enchentes no Estado inteiro,” explicou a dirigente. Segundo Antonia, a ideia foi de, neste mês de dezembro, realizar a Ação de Natal e depois, como os valores entram em formato de parcelas mensais, repetir as entregas do cartão mês a mês.  Ela disse ainda que “além de se lançarem às águas, na enchente, os policiais se jogam no fogo cruzado por nós todos dias”. A dirigente complementou ressaltando que o Instituto não tem fins lucrativos, não costuma trabalhar com verbas e que a campanha foi a oportunidade de, além de ajudar os atingidos pela enchente, de demonstrar reconhecimento e gratidão à Brigada Militar.

Um dos agraciados foi o soldado Paulo Nilton dos Santos, lotado no Comando-Geral. Morador de Canoas, ele conta que ficou 27 dias com água em casa. ”A gente recebeu muita ajuda e foi um caos. Um caos mesmo. A água foi até o teto, destruiu tudo o que tinha em casa. Nada se aproveitou. Muitas pessoas falam que dá para aproveitar a geladeira, a máquina de lavar. Não, não tem como aproveitar”, contou o policial.

O presidente do Sindiler, Fábio Crespo, contou que a iniciativa inicial foi dos leiloeiros rurais que a batizaram de Martelo Solidário. O grupo se juntou, então, ao Instituto Desenvolve Pecuária, Sobre a entrega aos policiais, Crespo destacou que largaram tudo para atender as pessoas que estavam passando necessidade. “Acabaram deixando as famílias deles para trás,e passaram necessidade também, alguns com casas destruídas”, revelou.

Em seu discurso na abertura da solenidade, o comandante-geral da Brigada Militar, coronel Cláudio Feoli, admitiu ter uma percepção de que a sociedade por muito tempo não reconheceu o trabalho feito pelas polícias, entretanto a ação é um movimento de reconhecimento ao trabalho que todos fizeram durante a enchente de maio. “A sociedade já cansou de um discurso que só nos antagoniza. Só temos a agradecer este movimento do Instituto Desenvolve Pecuária e a este reconhecimento aos nossos policiais militares”, desabafou o coronel.

Ao todo, a Assistência Social da Brigada Militar identificou 380 policiais militares afetados drasticamente pelas enchentes. O grupo composto pelos 110 agraciados com o cartão entregue pelo Desenvolve Pecuária foi recepcionado, após a cerimônia, com um coquetel.

(Por Ieda Risco/AgroEffective) 

(Redação Sou Agro/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas