Abençoado! Solo fértil do Paraná pode garantir três safras ao ano
Em 34 anos, a agricultura Brasileira assistiu um grande salto na produtividade. Nada menos que 415%, o que representa um crescimento de 4,9% ao ano. E nessas três décadas, a ampliação de área agriculturável foi de 111%. O Paraná é um dos estados expoentes na produção de grãos. Em suas terras prevalecem a execução de duas safras, uma de verão e outra de inverno. Em termos de território não há mais para onde expandir a agricultura. Será mesmo que não há para onde crescer?
Se você leu essa frase e entendeu este ser um fator limitante, aqui vai um alerta: a tecnologia permite ir além. Já é possível fazer até três safras no ano e produzir muito mais do que as médias tradicionais. A garantia vem da pesquisa, dos novos experimentos de cultivares e do cuidado com um bem muito precioso, um patrimônio que é um privilégio do Paraná. O solo, que já é fértil e abençoado, com cuidados na medida certa, podem impulsionar ainda mais os resultados em produtividade.
Ministério da Agricultura desiste da compra de arroz importado
Dívidas de pequenos produtores poderão ser adiadas
Os bioinsumos surgem como um grande trunfo para as lavouras. É a escolha da agricultura moderna, associando sustentabilidade e resultado. A sociedade busca a redução dos defensivos químicos e as alternativas biológicas se mostram tão ou mais eficientes. O mercado para os bioinsumos cresce rápido e a cada dia é maior o número de empresas integradas às pesquisas para entregar a melhor resposta possível aos agricultores, ao meio ambiente e aos consumidores. Ao mesmo tempo que combate inimigos da planta de forma natural, essa técnica protege e fortalece o solo, reduz contaminações e dá mais segurança aos aplicadores.
E falando em solo, lá vem a cartada! “No Show Rural de Inverno vamos falar muito sobre fertilização biológica do solo. Pensamos muito nisso porque a terra é a grande estrutura que temos para conseguir o resultado que a gente quer. Um solo adequado promove uma fertilidade fantástica. É preciso olhar para o todo, analisando questões físicas (compactação), químicas (adubação) e a parte biológica, sobre o que deve ser feito. Quais as alternativas que temos para um manejo adequado? Tudo isso abordaremos na próxima edição do Show Rural de Inverno, que acontece entre 27 e 29 de agosto, diz o coordenador Rogério Rizzardi.
O presidente da Coopavel, Dilvo Grolli, destaca a importância da discussão na metade do ano, sobre culturas específicas do inverno. “Temos uma boa conscientização dos produtores em relação as culturas de verão, e olhando dados técnicos, precisamos mostrar o que há de moderno e atual para a melhoria da estrutura do solo saindo um pouco da parte química indo para
a adubação orgânica que vão fortalecer o solo.
TRÊS SAFRAS AO ANO
A informação chama a atenção. Afinal, o que já é muito bom, pode ficar ainda melhor. E sim, para que as três safras sejam possíveis, o manejo correto do solo é imprescindível. Os biosinsumos tem participação na jogada. E é uma jogada de mestre, diga-se de passagem. “Veja a oportunidade que temos na região que temos de realizar três safras no ano: soja com variedade adequada, trigo e milho. Na maioria dos lugares do mundo planta-se apenas uma cultura, talvez duas. O Paraná pode mais. É uma região que tem que ser potencializada com uso de tecnologia para que o produtor desfrute ainda mais do que a natureza nos deu e Deus ofereceu, favorecendo essa região. Cuidar é administrar este belo patrimônio é a missão do produtor”, diz Rizzardi.
A dupla da Coopavel, Dilvo Grolli e Rogério Rizzardi, garante que a partir do solo diferenciado e empenho do produtor, são expressivas as chances de um bom resultado no agro. “O Estado do Paraná tem a melhor estrutura de clima do Brasil. Estamos no Sul, com clima mais ameno. O Paraná, no fator qualidade do solo, tem conceito superior no parâmetro das terras do Brasil. O índice pluviométrico também é favorável”, posiciona Dilvo Grolli.
O segredo do sucesso também tem uma pitada de disciplina. É necessário apoio técnico de confiança e uma boa gestão da porteira pra dentro. Todas as culturas são importantes. Soja e milho são tradicionais. O trigo ainda busca seu espaço. O Brasil, apesar de ser celeiro do mundo, ainda depende da importação do produto. No mercado há espaço. No campo, ele contribuiu e muito para o que vem depois, qualifica o solo para receber as sementes do verão.