Produtores rurais do Paraná participam de programa de liderança internacional
Um grupo de 31 produtores rurais ligados aos sindicatos rurais de todas as regiões do Paraná está participando do Programa Liderança Internacional, que ocorre todos os anos, como parte do Programa Liderança Rural. A capacitação, resultado de uma parceria entre o Sistema FAEP/SENAR-PR e o Sebrae-PR, tem duração de três dias, entre 21 e 23 de maio, com aulas em Curitiba. Os participantes são dos municípios de Arapongas, Campo Mourão, Dois Vizinhos, Ivaí, Maringá, Ponta Grossa, Ribeirão Claro, Rio Negro, Santo Antônio da Platina, São João, Teixeira Soares, Toledo, Astorga e São José dos Pinhais.
As aulas seguem uma metodologia que combina práticas inovadoras em relação ao setor rural, conduzidas pelo mestre em Recursos Humanos pela American University, em Washington, e consultor de carreira Willard Cliff Kayser. O objetivo do treinamento é fortalecer lideranças no sistema sindical rural. Para isso, o curso foca na autoavaliação e na análise de cenários, promovendo uma abordagem que busca equilibrar inovação e tradição.
Trigo: Entenda a situação da safra 24/25 no Brasil e na Argentina
Mais essa: Piranhas surgem nas ruas alagadas de Porto Alegre
Temos que agir e buscar qualificação. Esse curso tem esse propósito, de auxiliar os diretores e colaboradores dos nossos sindicatos rurais para estarem preparados, porque a futura geração no meio rural depende do nosso trabalho. Por isso, estamos fazendo essa qualificação da base, para fortalecer o sistema sindical rural do Paraná.
Ágide Meneguette, presidente do Sistema FAEP/SENAR-PR
“No sistema associativo, como é o sistema sindical, temos que olhar sempre para as questões, as decisões e a análise de cenários com o pensamento de inovar, mas também manter o que na tradição funciona bem. Durante esses três dias, os participantes têm o contato com o que há de mais moderno em termos de liderança, sobre vários aspectos, principalmente no olhar coletivo”, complementa o diretor-superintendente do Sebrae-PR, Vitor Tioqueta.
Trabalho e estudos
Clauber Gabriel Hentgs, produtor de Teixeira Soares, está participando do treinamento para desenvolver habilidades de liderança, especialmente no contexto familiar e empresarial. Isso porque Hentgs é estudante de Agronomia e presidente do Centro Acadêmico no Instituto Federal do Paraná (IFPR), no Campus de Irati. Na propriedade da família, Hentgs cultiva soja, milho, trigo e feijão.
“Não adianta ter uma alta produtividade se não houver um equilíbrio geral. O professor trouxe vários exemplos para ilustrar esse ponto. Para liderar, você deve conhecer suas limitações e capacidades. Isso é fundamental para manter um bom desempenho mental e exercer suas funções com excelência”, compartilha.
Lélia Gaudêncio veio de Santo Antônio da Platina, na região Norte do Paraná, para participar do curso. Lá, ela faz parte da comissão de mulheres do sindicato rural. Desde então, participa de cursos e eventos promovidos pela entidade, inclusive de viagens para diversas cidades para confraternizar e aprender com outras produtoras rurais.
Para Lélia, o curso permite interagir com outros agricultores e pecuaristas, além de conhecer a cultura de diferentes regiões. Além disso, ao retornar ao seu município, a produtora rural pretende compartilhar o que aprendeu e ser uma multiplicadora das informações adquiridas no curso.
“A interação com as pessoas é fascinante. Conhecer as diferentes culturas de cada região e entender as atividades de cada um são fundamentais”, conclui.
(Com Faep)