FOTO: Divulgação/Metsul

Arroios transbordam e rios sobem; Alerta é de muita chuva vindo!

Redação Sou Agro
Redação Sou Agro
FOTO: Divulgação/Metsul

O ingresso de ar muito quente pelo Oeste e o Norte gaúcho reforçou nesta segunda a instabilidade no Rio Grande do Sul com chuva intensa em várias cidades e temporais localizados. O tempo abriu na Fronteira Oeste, no Noroeste e no Norte com sol pelo chegada do ar quente que intensifica a instabilidade. Houve grande quantidade de raios no Centro, Sul e no Leste do estado, acompanhando a chuva.

Várias cidades destas regiões, como do Centro gaúcho, dos vales, da Serra, do Sul e da Grande Porto Alegre, tiveram períodos de chuva torrencial. O estado somava mais de 120 mil raios até o fim da tarde, de acordo com levantamento da MetSul. Alegrete, pela sua grande extensão territorial, liderava o ranking com mais de 9 mil descargas.

Avicultura paranaense bate seu próprio recorde

Fenasoja comemora 100 anos da soja no Brasil

]Em Taquara, casa teve incêndio após ser atingida por um raio. A chuva ficou entre 50 mm e 100 mm durante esta segunda-feira em muitas cidades. Na rede oficial do Instituto Nacional de Meteorologia, os acumulados até o fim da tarde em 24 horas somavam 76 mm em Rio Pardo, 74 mm em Alegrete, 64 mm em Canela, 57 mm em Porto Alegre, 52 mm em Tupanciretã e 51 mm em Santa Maria.

Na rede do Cemaden, por sua vez, os volumes em 24 horas até o fim da tarde desta segunda-feira eram de 127 mm em Faxinal do Soturno, 113 mm em Lagoa Bonita do Sul, 111 mm em Nova Palma e 106 mm em Segredo. Várias outras cidades estavam com acumulados perto de 100 mm. Com a chuva intensa, muitos municípios registraram alagamentos e arroios transbordaram, como o Forquetinha.

Em Quaraí, o Rio Quaraí estava perto de atingir 10 metros e cerca de 50 famílias foram retiradas de suas casas. No Vale do Taquari, água invadiu a BR-386 em Marques de Souza.

De acordo com a Rádio Sobradinho, vários municípios decidiram pelo cancelamento das aulas na região Centro-Serra. O primeiro foi Sobradinho, onde a enxurrada invadiu comércios e casas. Algumas escolas estão abrigando os alunos até que seja possível o transporte acessar as escolas.

O município de Ibarama também sofreu com a chuva torrencial e cancelou as aulas. O arroio que corta o município transbordou. Lagoa Bonita do Sul, Segredo, Estrela Velha e Cerro Branco também informaram que decidiram pelo cancelamento das aulas nesta terça-feira. O município de Arroio do Tigre igualmente optou pelo cancelamento das classes.

FOTO: Rádio Sobradinho

A MetSul alerta que o cenário é muito preocupante porque tem muita chuva ainda por vir hoje e durante os próximos dias com acumulados de 100 mm a 200 mm em muitas cidades e superiores em alguns pontos, onde pode chover até 300 mm ou mais. O mapa abaixo mostra a projeção de chuva dos modelos WRF inicializados com os modelos norte-americano e europeu para 72 horas entre 9h de hoje e 9h de quinta.

MAPA: METSUL

Já o segundo mapa mostra a projeção de chuva para sete dias a partir das 9h da manhã de hoje com dados do modelo alemão Icon, que tem alta acurácia para chuva. O modelo indica 300 mm a 400 mm em pontos do estado, marcas que correspondem a dois ou três meses de chuva em apenas uma semana, o que vai levar a um sério agravamento da situação no estado. Para pontos da Grande Porto Alegre, indica mais de 200 mm no período.

MAPA: METSUL

Com isso, mais transbordamentos de arroios vão acontecer e os níveis de muitos rios subirão acentuadamente, transbordando e causando enchentes. A presença de ar quente em altitude favorece ainda temporais em pontos isolados, como o que atingiu hoje diversas cidades na região de Soledade.

Advertimos que entre a quarta e quinta-feira uma frente fria avançará pelo estado, encontrando o ar quente e úmido, gerando mais chuva intensa e tempestades localizadas de vento e granizo.

A frente vai mudar o tempo em Santa Catarina e parte do Paraná com chuva localmente forte e risco de temporais. Modelos passaram a indicar um centro de baixa pressão sobre o Rio Grande do Sul no final da semana com mais chuva forte.

(Com METSUL)

(Redação Sou Agro/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Mais Notícias