Foto: reprodução internet

Nutrição de pastagens garante produção pecuária com mais renda e sustentabilidade

Tatiane Bertolino
Tatiane Bertolino
Foto: reprodução internet

Um dos principais desafios dos pecuaristas é a recuperação de áreas degradadas para que evoluam para áreas restabelecidas e produtivas de pastagens. Isso é possível por meio da adubação equilibrada, que oferta aos solos os nutrientes necessários. Integrando conhecimento agronômico e inovação, a Mosaic Fertilizantes, uma das maiores produtoras de fosfatados e potássio combinados do mundo, desenvolve produtos e soluções para que os produtores rurais elevem a produtividade em campo e entreguem alimentos para o mundo de forma sustentável. A tecnológica linha MPasto proporciona adequada nutrição vegetal, levando em consideração a sazonalidade das pastagens, contribuindo para a maior produção de forragem.

“Sabemos que existem, na maioria das regiões do Brasil, dois períodos bem definidos, em que as condições climáticas são desafiadoras para produção de forrageiras, com menor disponibilidade de luz, temperatura e água, e a  época das águas, entre setembro e março, com momentos favoráveis para essa produção, por isso é fundamental o pecuarista fazer um planejamento forrageiro, com foco em  garantir uma adubação racional e um correto manejo”, afirma Sabrina Coneglian, gerente de Pecuária da Mosaic Fertilizantes. A estratégia, conhecida como diferimento, é uma prática importante nesse planejamento, que consiste em separar parte da área de pastagem com adubação e manejo correto na época das águas para utilizar em épocas com baixa quantidade de pastagem. “O uso de fertilizantes contribui para potencializar a produção forrageira, uma vez que fornece os nutrientes essenciais para que as plantas desenvolvam raízes mais profundas e folhas com maior valor nutritivo”, completa.

A forma mais fácil e comum de aferir o desenvolvimento das forrageiras nas pastagens é por meio do manejo rotacionado, que é quando há um maior número de piquetes de menor tamanho. Nesse manejo, os pecuaristas fazem uso de mais espaços pré-definidos e limitados. Nesses espaços, a adubação acelera o crescimento e a qualidade da forragem. Com plantas de estruturas firmes e saudáveis, a taxa de lotação é elevada, ou seja, maior quantidade de animais numa mesma área sem gerar impactos à pastagem. Ocupando um espaço com mais disponibilidade de alimento, os bovinos não têm a necessidade de gastar muita energia para captação do alimento, o que otimiza o consumo. “Isso gera ganhos de rentabilidade e sustentabilidade, uma vez que o pecuarista pode elevar a produtividade da área sem precisar utilizar novas áreas. Adicionalmente, os animais são beneficiados com o alto valor nutricional encontrado nas forrageiras, apresentando ganho de peso médio maior”, destaca Sabrina.

A linha MPasto, da Mosaic Fertilizantes é desenvolvida especialmente para pastagens. Com ela, o rebanho ganha peso e o lucro aumenta ao produtor rural. A linha conta com cinco produtos exclusivos, que reforçam o compromisso da Mosaic Fertilizantes em desenvolver produtos e soluções que elevam a produtividade em campo, poupando recursos naturais e propiciando o desenvolvimento da produção rural sustentável. É o caso do MPasto Nitro, um fertilizante nitrogenado de alta concentração à base de ureia estabilizada com inibidor de uréase e que, quando comparado à média dos fertilizantes tradicionais utilizados para pastagem, reduz em até 30% as emissões de gases de efeito estufa, proporcionando sustentabilidade ambiental à pecuária.

A linha também é composta pelo MPasto Super, que é um fertilizante fosfatado com cálcio solúvel que contribui para o condicionamento do solo em subsuperfície ao longo do tempo; MPasto Max, que é fonte de nitrogênio, fósforo e enxofre na forma elementar e de sulfato, é o fertilizante ideal para sua pastagem, MPasto Base, que por sua composição diferenciada, promove melhora em produtividade, amplia o transporte de nutrientes, resultando em forragens de maior valor nutricional; MPasto Start,  que proporciona melhor enraizamento e estabelecimento das forrageiras, sendo uma ótima solução para a manutenção, recuperação e reforma das pastagens.

Com Assessoria

(Tatiane Bertolino/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Mais Notícias