Sul permanece em alerta: chuva forte pode voltar a qualquer momento
O Sul do Brasil, em especial o estado gaúcho permanecem em alerta total em relação a previsão do tempo. É que o desastre natural no Rio Grande do Sul deixou um rastro de destruição no estado e agora às famílias tentam se reerguer, mas com previsão de chuva esse trabalho pode se tornar mais lento.
Acontece que infelizmente às notícias não são animadoras, segundo o engenheiro agrônomo, Ronaldo Coutinho, a chuva deve voltar a qualquer momento: “Terça e quarta chove forte na metade sul e oeste do Rio Grande. Pode bem passar acima de 100 milímetros. Uma área grande na metade, sul e oeste do Rio Grande Sul pode ter pontuais exagerados de chuvas. Pode ser que tenha locais com 150, 200 milímetros e locais, com 80, 70, mas está indicando muita chuva. Vai ser uma situação bem complicada. Aqui nós temos de 9 a 18, chuvas acima do normal, principalmente no Rio Grande do Sul. Dá uma reduzida em Santa Catarina, acima do normal, no Paraná reduz aqui na Argentina, mas a redução pequena é acima do normal”, detalha.
- Novos horizontes: mais um país vai comprar a carne de frango brasileira
- Alto custo de produção: o que pesa no bolso do avicultor paranaense?
PARANÁ
No Paraná a segunda-feira será com predomínio de sol na maior parte do estado. Entre a madrugada e o início da manhã presença de nebulosidade baixa/nevoeiros entre o centro-sul, Campos Gerais, RMC e litoral, mas que perdem força durante o período matutino. As temperaturas, até o período da tarde, ficam bastante elevadas em todos os setores, com valores acima dos 30 °C entre o oeste, noroeste e o norte pioneiro.
Terça-feira de tempo estável, com temperaturas elevadas. Já na quarta-feira, um novo sistema frontal avança rapidamente pela Região Suldo Brasil, aumentando a instabilidade também no Estado Durante a quinta-feira e algum temporal pode ocorrer.
SANTA CATARINA
Em Santa Catarina, a segunda e terça serão de sol e algumas nuvens, com nevoeiros ao amanhecer. Com temperaturas em elevação rápida durante o dia, com calor à tarde. Na quarta é que a chuva volta e ao Extremo Oeste ao Litoral Sul, chuva e temporais localizados no decorrer do dia, estendendo-se para as demais regiões a partir da tarde, devido ao avanço de uma nova frente fria para SC.