Foto: arquivo pessoal

Inverno sem frio exige “jogo de cintura” dos produtores de morango 

Redação Sou Agro
Redação Sou Agro
Foto: arquivo pessoal

O Sul do País vive os efeitos de um inverno atípico. E cada cultura tem uma preferência, e aquelas como o morango, que precisam de frio, acabam sofrendo impactos do calor. 

Na região Oeste do Paraná, por exemplo, o inverno às avessas tem afetado a qualidade do cultivo de morango. Isso porque o tamanho, quantidade e sabor do morango são totalmente influenciados pelas temperaturas. Portanto é fundamental que o produtor esteja atento em trazer um conforto técnico para que essa planta não seja prejudicada. 

O produtor Jones Carvalho, mais conhecido como “Magrão”, afirma que tanto o excesso de temperatura quanto de chuva, atrapalham a produção e condição do morango e por isso algumas adaptações devem ser feitas, permitindo assim que o fruto continue a se desenvolver com qualidade, sem sofrer danos e alterações. 

ALTAS TEMPERATURAS

Uma dessas adequações é ter um cultivo protegido com uma tela de sombreamento, que permite quebrar 50% do raio solar, diminuindo assim, o sol sobre a planta. Dessa forma, a sensação térmica diminui em aproximadamente 5ºC, voltando assim a uma temperatura mais agradável e permitindo o cultivo normalmente. O produtor ainda diz que as altas temperaturas influenciam e muito no tamanho do fruto, pois eles sofrem um “estresse” que influencia nesse fator. 

EXCESSO DE CHUVA

Tanto em campo aberto quanto no cultivo produtivo, dias chuvosos também trazem malefícios aos morangueiros. “O morango não gosta de água na sua folha e a sombra impede a fotossíntese da planta”, explica Jones. Esse fator não influencia no tamanho do fruto mas sim no gosto, tornando o sabor menos doce e mais azedo, visto que os raios solares são essenciais para adocicar o morango

Com a previsão de muita chuva para o início de setembro, Jones aconselha que os produtores tirem a tela de sombreamento que estava protegendo os frutos nos dias calorosos, para que então as plantas recebam mais claridade mesmo em meio ao tempo chuvoso. 

 

(Redação Sou Agro/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Mais Notícias