Foto: Envato

Gripe aviária não altera segurança do consumo da carne de aves e ovos no Brasil

Débora Damasceno
Débora Damasceno
Foto: Envato

Se tem algo que ouvimos falar nos últimos dias é sobre gripe aviária. O Brasil já teve algumas confirmações do vírus, mas nada que tenha afetado o status de livre da Influenza, ou seja, a produção de frango brasileira continua sendo exemplo para o mundo e sendo comprada por vários países.

Mas para que seja possível permanecer assim, uma verdadeira força tarefa é feita em todo país para que o consumo não seja afetado, e é justamente isso que vamos explicar aqui em detalhes.

O QUE É A GRIPE AVIÁRIA?

Cientificamente denominada como Influenza Aviária, é uma doença viral que afeta especialmente as aves. Pode alcançar aves silvestres (terrestres e aquáticas), aves domésticas ou de produção comercial.

Nas aves, o vírus da Influenza Aviária é eliminado nas fezes e nas secreções respiratórias. Assim, pode ser transmitido através do contato direto com secreções de aves infectadas, especialmente, através de fezes ou de alimentos e água contaminados.

DIVISÃO EM DOIS GRUPOS

PODE CONSUMIR OVOS E CARNE DE AVES?

Pode, sim! É importante saber que as aves enfermas não são utilizadas para a produção de alimentos! Para segurança de todos, é realizado o abate sanitário e destinado para um aterro indicado pela secretaria de meio ambiente local.

Ao mesmo tempo, é totalmente seguro o consumo da carne de aves e ovos. Não há dados epidemiológicos que sequer indiquem que a doença possa ser transmitida ao homem por meio de alimentos cozidos. Isto é relatado por todos os órgãos internacionais de saúde animal e humana, como OMS, FAO, USDA, OMSA e outros.

NO BRASIL, QUEM TRATA DESTE TEMA?

O Ministério da Agricultura e Pecuária do Brasil está à frente das ações de monitoramento e contingenciamento da doença nos animais. Além de uma ampla estrutura, o Governo Federal conta com o apoio das agências de defesa de todos os estados brasileiros.

No âmbito privado, e em articulação com o Governo Federal e os Estados, a liderança é feita pela Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), com o suporte do Grupo Especial de Prevenção à Influenza Aviária (GEPIA), composto por técnicos e lideranças das agroindústrias do setor.

A GRIPE AVIÁRIA PODE AFETAR HUMANOS?

O contágio por humanos é extremamente raro. Quando acontece, geralmente, está relacionado ao manejo direto das aves infectadas. Isto também é atestado por todos os órgãos internacionais de saúde animal e humana.

O QUE EU DEVO FAZER DIANTE DE UM CASO SUSPEITO?

Não toque ou busque realizar o resgate de aves com sintomas.
Acione imediatamente o Ministério da Agricultura ou as Secretarias de Agricultura dos Estados caso identifique uma ave com sintomas como:

  • Andar cambaleante.
  • Pescoço “deitado”.
  • Alta mortalidade de aves em uma área.

Comunique imediatamente às autoridades sanitárias, por meio do e-Sisbravet.

PREVENÇÃO

As ações de comunicação sobre a doença e as principais medidas de prevenção estão sendo reforçadas com o objetivo de aumentar a conscientização e sensibilizar a população em geral e os criadores de aves, com destaque para a imediata notificação de casos suspeitos da doença e para o fortalecimento das medidas de biosseguridade nos estabelecimentos de produção avícola.

(Com ABPA)

(Débora Damasceno/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Mais Notícias