Japão suspende compra da carne de frango do estado do Espírito Santo
Nós mostramos aqui no sou agro que o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) confirmou ontem (27) a detecção do vírus da gripe aviária de alta patogenicidade (IAAP – H1N5) em uma criação de subsistência onde havia pato, ganso, marreco e galinha.
Diante disso, a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) divulgou uma nota lamentando a decisão do Japão pela suspensão temporária regionalizada de compras de carne de frango provenientes do Estado do Espírito Santo.
A ABPA ressalta que a decisão tomada pelas autoridades japonesas não está em linha com as orientações da Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA), que indica suspensão de comércio apenas em casos registrados em produção comercial. Cabe lembrar que a avicultura industrial do Brasil segue sem qualquer registro da enfermidade.
- Primeiro caso de gripe aviária é registrado em criação de aves domésticas
- Exportação de frango brasileira permanece normal, segundo ABPA, após emergência zoossanitária por gripe aviária
A suspensão se deu após ocorrência de foco de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP) em uma ave de subsistência (fundo de quintal) no município de Serra (ES).
Atualmente, o Japão não importa produtos do Espírito Santo. O estado representa 0,19% do total exportado pelo Brasil, conforme dados de 2022.
De qualquer forma, independentemente ao fato registrado, a ABPA lembra que não há qualquer risco de transmissão da enfermidade por meio do consumo de produtos, informação que é respaldada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), OMSA e todos os órgãos internacionais de saúde humana e animal.
(Com ABPA)