Governo da Coreia do Sul realiza inspeção na qualidade das mangas
#sou agro| Representantes do governo da Coreia do Sul realizaram uma auditoria em cinco exportadoras de mangas localizadas no Vale do São Francisco, região sertão dos estados de Pernambuco e Bahia. O trabalho foi retomado depois de três anos de interrupção devido à pandemia da Covid 19.
O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), por meio da Superintendência Federal de Pernambuco (SFA/PE), acompanhou a visita, que também teve o acompanhamento da ValeExport, entidade que reúne todas as empresas exportadoras que atuam no Vale do São Francisco. A comitiva do país asiático foi liderada pelo inspetor Shim Sanghyun da Animal and Plant Quarantine Agency (APQA), equivalente coreana ao Mapa no Brasil.
- Embrapa disponibiliza gráficos sobre evolução das cadeias de carnes e de produção de ovos
- Produtor fique de olho no milho: controle de pragas faz toda diferença na colheita
A Coreia do Sul recebe mangas de cinco exportadoras do sertão. As exportações da fruta para a Coreia do Sul não foram interrompidas durante a pandemia. Neste período, foi estabelecido um vínculo de parceria entre os dois países, com o reconhecimento do trabalho de fiscalização realizado pelo Mapa, por meio da atuação dos auditores fiscais federais agropecuários, que ficaram encarregados de garantir ao comprador coreano a qualidade do produto adquirido. A partir deste ano, as inspeções do APQA serão realizadas apenas no início da safra e não durante toda a colheita, como era antes da pandemia.
“Anualmente, o Vale do São Francisco exporta cerca de 5 mil toneladas de mangas para a Coreia do Sul, estamos no sétimo ano desde a abertura deste mercado, sem interrupções, nem mesmo em meio a Covid”, explica o chefe do Vigiagro-Vale, o auditor fiscal federal agropecuário Antônio Romão.