foto: internet

Milho safrinha está em ótimas condições de desenvolvimento

Emanuely
Emanuely
foto: internet

#sou agro| Graças ao clima favorável, na região Oeste e Sudoeste, o milho safrinha encontra-se em ótimas condições de desenvolvimento, avançando para o estágio de florescimento, uma fase reprodutiva com alta demanda por água. Assim, a ocorrência de chuvas na semana foi essencial para a manutenção do bom desenvolvimento da cultura, aliviando a pressão do stress hídrico que já se observava nas lavouras. O apontamento é do boletim do Deral (Departamento de Economia Rural) da Seab (Secretaria de Agricultura e Abastecimento) divulgado nesta terça-feira (18).

As condições do milho estão boas, e as pragas que apareceram foram controladas. Quanto à primeira safra, os trabalhos de colheita
já estão praticamente concluídos e acredita-se que sejam finalizados na próxima semana. A colheita da soja foi finalizada na região.
Alguns produtores já iniciaram o plantio de trigo, mas em áreas pequenas, com a extensão se mantendo próxima do previsto inicialmente.

O desenvolvimento do feijão de segunda safra segue com bom progresso, e os agricultores estão aproveitando as condições para realizar os tratamentos fitossanitários. Algumas lavouras já estão entrando em maturação e apresentando bom potencial produtivo. No entanto, há preocupação com a possibilidade de frio na próxima semana.

Abril também deve encerrar a colheita da maçã e acelerar a colheita da batata de segunda safra. A produção de silagem de milho se intensificou e com bom rendimento. O plantio das pastagens de inverno também avançou, principalmente a aveia.

SUL

Durante o início da semana, o tempo esteve favorável, permitindo que os produtores continuassem as colheitas. No entanto, a partir
de sexta-feira, as chuvas levaram à paralisação das atividades de campo, principalmente a colheita de milho e soja.

À medida que o tempo permitiu, a colheita da soja avançou durante a semana, com boas produtividades, o que agrada aos produtores. No entanto, o atraso na descarga nas cooperativas e a queda do preço ainda seguem incomodando os produtores. Apesar dos bons números, as áreas mais tardias deverão apresentar uma menor produtividade devido ao volume de chuvas, que trouxe atrasos
no desenvolvimento do plantio e dificultou as aplicações de defensivos, permitindo a expansão da ferrugem asiática. Essas áreas devem estender os trabalhos de colheita até meados de maio.

Confira o andamento da safra no Paraná:

milho
foto: deral

Confira o boletim completo AQUI.

(Emanuely/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas