Foto: ABS

Melhoramento genético eleva resultados da pecuária

Débora Damasceno
Débora Damasceno

#souagro| A tecnologia veio para trazer mais facilidade a todos os setores, inclusive o agronegócio. Com o passar dos anos, o uso de novidades no campo tem deixado a vida do produtor rural mais facilitada. Como é o caso do uso da inovação na pecuária.

É justamente isso que a ABS que tem sede da central de biotecnologia em Uberaba, Minas Gerais, faz. São mais de 80 anos trazendo novidades ao mercado da inovação e genética. Presente em mais de 70 países, a ABS é hoje uma referência no segmento. Prova disso é a criação da inovadora genética sexada Sexcel® que eleva o nível dos resultados na pecuária.

 

Sede da ABS em Uberaba/MG

“Temos que encontrar veículos de levar esse melhoramento genético para dentro da fazenda. E nós éramos muito obcecados em aumentar a velocidade do progresso genético, passando de monta natural de um touro para inseminação artificial, animais melhorados já têm um grande progresso genético. Mas aí veio um outro nível, que é o sêmen sexados com o sêmen sexado e a ABS desenvolveu uma tecnologia própria, patenteada para para sexagem de sêmen com sêmen sexado”, detalha Márcio Nery, diretor Geral da ABS Brasil.

Com essa inovação, o produtor tem mais vantagens e consegue ter assertividade nos resultados da produção pecuária.

“O criador ele tem condição de escolher quais serão as mães da futura geração. Já com o sêmen convencional ele não consegue fazer isso. Nascem machos e fêmeas das melhores e piores vacas. Com o sêmen sexado, ele inseminada de sêmen sexados as melhores vacas, garantindo que a próxima geração venha da melhor parte do rebanho”

“Mas nós não paramos por aí com a tecnologia de embrião, você tem o melhor de dois mundos. Você pode usar um sêmen sexado para fazer um embrião de uma excelente doadora e com isso é esparramar essa genética dentro da fazenda. E não paramos também, o nascimento do núcleo genético da ABS foi para a gente ter controle de um rebanho exclusivo, um rebanho de alto valor genético, onde a gente produz embriões. A ABS é uma empresa líder de mercado quando você coloca esses dois componentes, juntos, o sêmen e o embrião”, finaliza Márcio.

Quem melhor para falar da tecnologia do que o produtor rural? Mauro Beraldo estava na sede da ABS e conta que a experiência eleva a propriedade para outro nível.

“A qualidade dos animais, o valor dos animais, geneticamente são muito diferentes e  através da inseminação artificial é um meio de eu conseguir o que tem de melhor no mundo. Hoje eu consigo e digo geneticamente eu consigo colocar dentro da minha fazenda, como eu ia conseguir isso fazendo igual um touro de monta? Então tem várias vantagens, quem entra num negócio desse não volta porque o resultado é maravilhoso”, detalha o produtor rural, Mauro Beraldo.

 

 

(Débora Damasceno/Sou Agro)

Entre em um
dos grupos!

Mais Lidas

Notícias Relacionadas