Inovação na sustentabilidade faz toda diferença na agropecuária
#sou agro| O estudo reforça a importância da integração entre diferentes redes para a sustentabilidade da agropecuária brasileira. A dissertação de mestrado da analista de comunicação Raíssa Alencar , defendida na Universidade de Lisboa, tem como tema: Entrelaçando redes de inovação e negócios para sistemas agrícolas sustentáveis: um estudo de caso de carne bovina neutra em carbono .
O estudo desenvolvido pela analista se baseia em dois conceitos: o de redes de inovação, criados deliberadamente para um fim específico e, portanto, pautados pelo consenso entre seus membros quanto aos objetivos a serem alcançados; e de rede de negócios, ou empresarial, que surgem das empresas naturais que as fazem entre si, com características evolutivas.
- Inteligência artificial identifica plantas doentes por captura de estímulos cerebrais
- Sem glúten, farinha de arroz é alternativa saudável e econômica
No primeiro modelo, um dos atores assume um papel central na orquestração da rede. Já no segundo, há contínuas contínuas entre as organizações, sem que nenhuma delas assuma o papel de liderança.
A partir de revisão de literatura e entrevistas com representantes de diferentes setores que atuam na pecuária de corte no Brasil (Embrapa, produtores rurais, Marfrig, IBD, responsável pela certificação do produto, representantes de empresas de extensão rural, comunidade científica e instituições públicas e pessoais), o estudo permite afirmar que o entrelaçamento entre os dois modelos de rede é essencial para levar de fato à inovação sistêmica sustentável.
A ideia de utilizar o projeto Carne Carbono Neutro (CCN) como estudo de caso veio por sugestão do pesquisador Rafael Vivian, então conselheiro acadêmico de Alencar e atual Chefe-Adjunto de Transferência de Tecnologia da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia ( DF). Vivian foi um dos idealizadores do modelo de negócio da CCN que culminou no entrelaçamento das redes.
Segundo ele, “O uso de marcas ou selos de certificação é uma das formas de agregar valor ao produto e assegurar a qualidade dos atributos exigidos pelo seu público consumidor. A experiência inovadora da Embrapa ocorreu pelo brilhante trabalho coordenado pela pesquisadora da Embrapa Gado de Corte Fabiana Villa Alves e demais colegas, permitindo que tenha aprendido a usar esse modelo de negócio associado ao produto final. econômico de um país ou região”.
(Com Embrapa)