“Para quem está na colheita, é péssimo isso aqui”, diz Coutinho sobre chuva que não dá trégua no PR
#souagro| Nos últimos dias acompanhamos que a chuva não tem dado trégua em todo Paraná, inclusive com registros de estragos em algumas cidades. Mas afinal, o que esperar para esta semana que começou chuvosa? Bom, segundo o engenheiro agrônomo, Ronaldo Coutinho, a chuva acima da média gera preocupação
“Tem várias áreas de chuva aqui no Paraná, pegando principalmente todo Sudoeste, Oeste, em Cascavel. Toda essa região tem chuva fraca a moderada, com pontuais chuvas fortes. A região próxima de Umuarama, Ubiratã, Marechal Cândido Rondon, Cascavel, Matelândia e Quedas do Iguaçu está tendo instabilidade no momento e vai continuar. Para quem está na colheita, está péssimo isso aqui”, detalha.
- Geada fora de época causa estragos em lavouras na Argentina
- Contra a gripe aviária: MT reforça vigilância na fronteira após casos na Bolívia
A terça-feira (21) será de tempo instável no estado. Novamente as áreas de instabilidade atuam em qualquer momento do dia, com volume de chuva que pode ser expressivo em algumas regiões. Não se descarta ocorrência de alguma tempestade pontual.
“Todo estado tem chuva, tem chuva nessa segunda, tem chuva na terça de manhã e principalmente a tarde e noite na quarta, mais a tarde e noite e atrapalha para quem precisa colher. Quando a gente estica essa chuva até sexta-feira ou até domingo, tem um bom volume de chuva pegando Santa Catarina, todo, Paraná, Paraguai, Mato Grosso, São Paulo. Então vai ser uma semana difícil para quem está na colheita. Isso vai ter que ter jogo de cintura”, diz Coutinho.
Para se ter uma ideia, nesta segunda (20) na região oeste, os acumulados já ultrapassam os 40 milímetros em algumas cidades. Nas demais regiões, são registradas chuvas isoladas. E essa condição climática deve se arrastar por mais alguns dias. E quando a chuva diminuir, deve ficar mais frio.
“Quando chega de 25 de fevereiro até o dia 6 de março é que dá uma diminuída. Talvez melhore um pouquinho a condição de colheita e plantio. Depois desse fim de semana que está cada vez mais atrasado o plantio da safra de milho e a janela está se fechando e também o pessoal já está tendo prejuízo com o excesso de umidade na soja, que já foi dissecada mais uma semana e tem que ter muito jogo de cintura e não vai ser fácil. A temperatura nesse período fica abaixo da média, vai dar uns dias quente, mas longe daquele calorão. E quando chega a 25 de fevereiro a 6 de março fica até um pouco mais frio. Porque? Porque parece que vai entrar uma massa de ar frio mais consistente ali no dia 1 e 2 de março. Então a chuva pode até diminuir no começo de março, mas aí cai mais a temperatura”