Tecnologia ajuda agricultor na tomada de decisões e a melhorar a produtividade
A tecnologia tem ajudado agricultores na tomada de decisões e a melhorar a produtividade da lavoura. É num campo experimental que a Syngenta Região Sul mostrou para nossa equipe de reportagem o que simulava a forma em que a tecnologia digital auxilia os agricultores no dia a dia na roça.
As placas espalhadas pela lavoura identificaram várias situações: é possível, pelo monitoramento de campo, encontrar o ponto que está em equilíbrio e também onde danos podem estar causando perda de produtividade.
- Rodovia federal terá restrição de tráfego pesado neste fim de semana
- Mapa estuda novos modelos de financiamento para produção sustentável na agropecuária
“Assim, por meio da tecnologia, encontramos as variáveis dentro de uma diferença especial. Atuamos com a nossa Atua Agro em Cascavel e conseguimos resolver esses problemas com monitoramento. Uma decisão errada pode custar muito e por isso é necessário que o produtor rural tenha empresas e técnicos sérios do seu lado”, afirma o coordenador Sul do Brasil da Syngenta Digital, Murilo Gonçalves.
Com tudo isso, se encontrado algum ponto crítico na lavoura, por exemplo, é possível solucionar o problema antes que o agricultor tenha perda na produtividade. “É preciso saber quais e quantas são as áreas que estão sendo afetadas, trazer um mapa de calor e onde esses problemas podem prejudicar, para que o produtor tenha mais eficiência na hora de usar os produtos”, explica.
Apesar da ajuda da tecnologia, todas as decisões são tomadas pelos produtores rurais. “A tecnologia facilita identificação dos problemas e traz eles na palma da mão do agricultor de forma mais precisa. Quem toma a decisão é o próprio produtor, com ajuda dum técnico especializado”, esclarece.
Confira a reportagem completa de Sirlei Benetti AQUI.