Geada ameaça milho safrinha não plantado até agora
#souagro | Sexta-feira é dia de previsão do tempo com o engenheiro agrônomo Ronaldo Coutinho, do Clima Terra. De hoje até segunda-feira à noite, as chances de chuva permanecem remotas. Quem não plantar o milho safrinha agora, corre o risco de geada. O cenário é outro na região de Palmas, que registrou algumas precipitações pluviométricas nesta sexta-feira.
VEJA A PREVISÃO DO TEMPO COM O ENGENHEIRO AGRÔNOMO RONALDO COUTINHO:
Domingo existe uma pequena chance de chuvas, mas nada garantido. Chuvas em um volume mais intenso estão previstas para o fim da próxima semana, o mesmo cenário para os próximos 10 dias. “Até segunda-feira, pouca chuva no Paraná e na região sul como um todo, nas áreas onde a umidade é mais importante”, comenta Coutinho.
- Brasil terá de produzir 40% a mais de alimentos até 2050
- Números do Show Rural: 2º maior evento da história
A anomalia para os próximos dias é abaixo do normal em toda a região. “Há previsão de chuva nestes próximos dez dias, porém, não suficiente para manter a umidade boa do solo de maneira geral”. Para quem não plantou o milho safrinha, o tempo esgotou. “Vai ter que plantar agora porque as chances de sofrer com a geada lá na frente são grandes”.
Sobre as temperaturas, as máximas ficaram na faixa de 31 a 32 graus. De sábado a segunda-feira, mínimas entre 19 e 22 graus e máximas oscilando entre 30 e 34 na região de Cascavel.
(Vandré Dubiela/Sou Agro)